Fusca Clube, festa e casa nova

Entidade que nasceu do sonho de três fuscamaníacos completa

30 anos cheia de atividades e inaugura nova sede

Está lá, no site do Fusca Clube do Brasil: “Tudo começou em 28 de maio de 1985. Durante o II Salão do Automóvel Antigo, dois fuscamaníacos, Eduardo Ohara e Sérgio Eduardo Fontana, começaram a planejar a criação de um clube para os milhões de brasileiros apaixonados pelo Fusca. Empolgado com a ideia, o amigo Demétrius Bérgamo juntou-se a eles. Nascia o Sedan Clube do Brasil. Em 10 de novembro, um passeio até o Pico do Jaraguá marcava o ‘batismo’ do novo clube. A presença de 70 carros neste primeiro encontro dava uma ideia do sucesso que estava por vir. Sete anos depois, o Sedan Clube recebia autorização da Volkswagen do Brasil para o uso da marca Fusca. Surge o Fusca Clube do Brasil, devidamente oficializado como entidade cultural, recreativa, desportiva, sem fins lucrativos”.

A entidade cresceu, ganhou sócios – são cerca de 750 ativos no momento – e, mais do que isso, simpatizantes e amigos. Trinta anos depois da ideia dos fuscamaníacos Ohara e Fontana, o atual presidente, Ervin Moretti, recebeu sócios do clube e convidados para homenagens e inauguração da nova sede (fotos abaixo), um prédio amplo, de dois pavimentos, na Rua João Soares, na Água Rasa.

Continua depois do anúncio

“Estamos prontos para mais 30 anos”, orgulha-se o engenheiro de 61 anos, eleito em janeiro para um mandato de dois anos.


Histórias e orgulhos não faltam ao Fusca Clube do Brasil. Em seu acervo, conserva três Fuscas – um 1950 (foto abaixo), um “Bizorrão” 1975 e um “Itamar” Série Ouro 1996 -, uma Kombi Standard 1972, uma Variant 1975 e um New Beetle 1998. Entre seus feitos, o clube registra o fato de ser um dos “pais” do Dia Mundial do Fusca (22 de junho), instituído em parceria com a Volkswagen alemã.

Nas paredes de sua sede estão emoldurados dois diplomas do Guiness Book, o livro dos recordes: o de “maior desfile de automóveis do Brasil”, em 16 de janeiro de 1994 (1.528 carros), e o de “maior desfile de Fuscas do Brasil”, em 1º de maio de 1995 (2.728 carros). Na foto abaixo, o encontro do Dia Nacional do Fusca em 5 de janeiro de 2014, em Interlagos.


Mais Artigos

Uma réplica de respeito

Versão brasileira do MG TF é de encher os olhos

Terceiro eixo no Ford 1928

Mecânico torna realidade projeto que viu em fotos de há quase um século

Clássicos colorem o centro de SP

Apesar da chuva, evento reúne raridades

Prefeitura de SP investe nos clássicos

Primeiro encontro no centro da cidade terá três dias de programação

O charme da saboneteira

Recheada de acessórios, picape Fiat 147 atrai fãs

O encanto de um furgão Fiat 1958

Restaurado, 1100 T2 reina em garagem portuguesa

Continua depois do anúncio