Irmãos alemães

Karmann-Ghia ‘tradicional’ conviveu durante 7 anos com o Typ 34

Este post traz dois Karmann-Ghias que rodam por São Paulo, são sempre vistos em encontros de carros antigos e têm uma característica especial: foram fabricados na Alemanha.

Exemplar alemão 1974: teto preto

O exemplar vermelho, com design “tradicional”, traz alguns equipamentos de conforto e segurança nunca disponibilizados pela Volkswagen no similar brasileiro. Piscas dianteiros grandes e envolventes, para-choque dianteiro retrátil, amplas lanternas traseiras com luz de ré acopladas, luzes-espia no painel (com advertência de atar cintos e freio de mão acionado) e bocal externo do tanque de combustível são alguns exemplos.

Amplas lanternas traseiras, com luz de ré

Já o exemplar azul, mais raro e exclusivo, é um Karmann-Ghia Typ 34. Carro é luxuoso, tem bom espaço interno e ampla área envidraçada, além de possuir design totalmente diferente do “irmão”, apesar de conviverem na mesma época – o Typ 34 foi fabricado entre 1962 e 1969 e o “tradicional”, de 1955 a 1975.

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O Typ 34: design completamente diferente do ‘irmão’

O interior lembrava o do Karmann-Ghia “tradicional”, apesar de trazer itens mais modernos, como, por exemplo, a maçaneta por gatilho. Mas era caro: na época, custava o equivalente a dois Fuscas. O exemplar das fotos traz como grande diferencial o câmbio automático, algo com o que o consumidor brasileiro nunca sonhou em toda linha Volkswagen com motor refrigerado a ar.

Câmbio automático, o charme do carro

Colaborava para o porte avantajado do Typ 34 o fato de ser montado sobre chassi similar ao da Variant brasileira. Também como na nossa Variant, o motor “deitado” permitia a existência de um porta-malas traseiro. A fábrica Wilhelm Karmann, onde era montado o Typ 34, também viria a produzir seu sucessor, o Porsche 914.

Desenho da dianteira, à época, causou polêmica
O interior, requintado para a época

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