Este post traz dois Karmann-Ghias que rodam por São Paulo, são sempre vistos em encontros de carros antigos e têm uma característica especial: foram fabricados na Alemanha.
O exemplar vermelho, com design “tradicional”, traz alguns equipamentos de conforto e segurança nunca disponibilizados pela Volkswagen no similar brasileiro. Piscas dianteiros grandes e envolventes, para-choque dianteiro retrátil, amplas lanternas traseiras com luz de ré acopladas, luzes-espia no painel (com advertência de atar cintos e freio de mão acionado) e bocal externo do tanque de combustível são alguns exemplos.
Já o exemplar azul, mais raro e exclusivo, é um Karmann-Ghia Typ 34. Carro é luxuoso, tem bom espaço interno e ampla área envidraçada, além de possuir design totalmente diferente do “irmão”, apesar de conviverem na mesma época – o Typ 34 foi fabricado entre 1962 e 1969 e o “tradicional”, de 1955 a 1975.
Continua depois do anúncioO interior lembrava o do Karmann-Ghia “tradicional”, apesar de trazer itens mais modernos, como, por exemplo, a maçaneta por gatilho. Mas era caro: na época, custava o equivalente a dois Fuscas. O exemplar das fotos traz como grande diferencial o câmbio automático, algo com o que o consumidor brasileiro nunca sonhou em toda linha Volkswagen com motor refrigerado a ar.
Colaborava para o porte avantajado do Typ 34 o fato de ser montado sobre chassi similar ao da Variant brasileira. Também como na nossa Variant, o motor “deitado” permitia a existência de um porta-malas traseiro. A fábrica Wilhelm Karmann, onde era montado o Typ 34, também viria a produzir seu sucessor, o Porsche 914.