Eficiência sem abrir mão do desempenho
Automóvel de passeio com motor turbo mais vendido do país, o Chevrolet Cruze surpreende pelo nível de conforto, desempenho e tecnologia

Recentemente, a Chevrolet revolucionou o mercado automotivo nacional ao disponibilizar os sistemas de conectividade MyLink e OnStar. Mas a fabricante não para por aí e novamente se coloca na vanguarda de outra tendência na indústria: a dos carros com motores turboalimentados. Para se ter ideia, o novo Cruze é o automóvel de passeio com motor turbo mais vendido do país, com 19.195 unidades emplacadas em 2017, de acordo com o Arquivo de Emplacamento GM 2017. Se considerarmos também as vendas da versão hatch Sport6, o número de emplacamentos salta para 26.522.
O principal responsável por tamanho sucesso é o moderno motor 4 cilindros de 1,4 litro flex turbo, com injeção direta de combustível, capaz de entregar 153 cv de potência e 24,5 kgfm com etanol e 150 cv e 24 kgfm com gasolina. Em sincronia com o câmbio automático de seis marchas de última geração, ele proporciona desempenho empolgante ao Cruze, que necessita de apenas nove segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Ou seja, é mais ágil que concorrentes com motor 2.0 de aspiração natural.
“O turbo tem, basicamente, duas importantes funções: melhorar o desempenho e reduzir o consumo de combustível”, explica Mathias Reinartz, diretor de sistemas de propulsão globais da General Motors. A explicação é reforçada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, que conferiu nota máxima em eficiência energética ao modelo em sua categoria. Seu consumo é quase o mesmo de veículos compactos com motor 1.0.
Um bom exemplo da eficiência do novo Cruze é o Teste de Longa Duração da revista Quatro Rodas, no qual o modelo mostrou-se ainda mais econômico ao rodar 60.000 km do que quando era zero-quilômetro. Na pista de testes – simulando o ciclo urbano –, o sedã conseguiu rodar 9,5 km/l (com etanol), contra 8,9 km/h na avaliação feita logo após ter saído da concessionária. Já no ambiente rodoviário, a média foi de 12,1 km/l (contra 11,3 km/l).
Além do conjunto motriz, o novo Chevrolet Cruze destaca-se pelo estilo moderno e elegante da carroceria, complementada pelas belas rodas de liga leve de 17 polegadas. O bem dimensionado porta-malas pode alojar 440 litros. Em termos de segurança, o modelo mostra-se imbatível, oferecendo alerta de pressão dos pneus e controle eletrônico de estabilidade e de tração como itens de série, assim como airbags frontais e laterais (a versão LTZ também possui airbags do tipo cortina). Alerta de colisão frontal, assistente de permanência na faixa e monitor de ponto cego são opcionais na configuração LTZ.
O Cruze também é referência em tecnologia. Se não bastasse o MyLink e o OnStar, ele conta com sistema de estacionamento semiautônomo Easy Park (opcional), que controla os movimentos do volante ao estacionar em vagas perpendiculares e horizontais. Chave presencial, sistema de partida sem chave, computador de bordo, ar-condicionado automático e luzes de condução diurna de LED são outras atrações do sedã.
Com tantas qualidades, fica fácil entender porque o novo Chevrolet Cruze foi o grande vencedor nos comparativos de sedãs médios realizados pelas revistas Quatro Rodas (edição de abril de 2017) e Autoesporte (junho de 2017), além de receber a indicação de Melhor Compra de 2017 também da Quatro Rodas na categoria até R$ 100.000. E o melhor: na última avaliação em pista feita pela Quatro Rodas no Teste de Longa Duração (edição de dezembro de 2017), os resultados foram praticamente os mesmos em relação à primeira medição, realizada com o carro recém-comprado. “Ao volante, o Cruze, de fato, parece ter o mesmo comportamento dinâmico de quando zero-quilômetro”, destaca a reportagem.