O melhor hatch compacto
Com pouco tempo no mercado, Fiat Argo já se consagra na sua categoria.

Conseguir atender tudo o que o consumidor de automóveis no Brasil exige requer muita experiência de mercado. Por isso, a trajetória de quatro décadas da Fiat no Brasil foram essenciais no desenvolvimento do Argo, novo hatch que atende às demandas do consumidor para se tornar a nova referência do segmento. A chegada do modelo foi tão marcante que ele faturou o prêmio Hatch Compacto do Ano, na eleição “Os Melhores”, do Jornal do Carro.
O Argo adota uma plataforma inédita para receber o que há de mais atual em tecnologia embarcada. O sistema UConnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, por exemplo, oferece espelhamento (por meio de duas entradas USB) para sistemas iOS e Android, permitindo que o motorista reproduza o aplicativo de navegação Waze com toda a segurança.
Quem viaja no banco traseiro também desfruta do máximo de segurança, com encosto de cabeça e cinto de três pontos retráteis para todos os ocupantes. O sistema de fixação de cadeirinha Isofix garante maior proteção às crianças, pois evita que o acessório se desloque em freadas bruscas ou colisões. Em caso de de batidas, quatro airbags se inflam para proteger os ocupantes da cabine — construída com aços reforçados de última geração.
Já os controles de estabilidade e tração (ESC) dão total estabilidade ao carro até mesmo em pisos escorregadios. O sistema de proteção agrega o assistente de partida em rampa, que não deixa o carro ir para trás ao sair de uma ladeira ou em manobras em ruas inclinadas.
O Argo pode receber sensor de estacionamento e câmera de ré com linhas ativas. Funciona assim: ao virar o volante (que fica mais leve graças à assistência elétrica de série), linhas coloridas na tela do UConnect mostram o caminho que o Argo deve percorrer na manobra, evitando pequenas batidas no veículo de trás ou na parede da garagem.
Mas de nada adiantaria essa tecnologia se a dinâmica do Argo não acompanhasse tamanha evolução. Por isso, a Fiat reservou alguns dos melhores motores da gama para o novo hatch.
O catálogo começa com o inédito três-cilindros da família FireFly, na versão 1.0, e segue com o motor de quadro-cilindros, na versão 1.3. Desenvolvido no Brasil, esses motores têm ampla entrega de torque em baixa rotação, tornando a condução urbana mais prazerosa. A eficiência energética é reforçada pelo Start-Stop de série, sistema que desliga o motor em paradas mais prolongadas para economizar combustível. E quando o ar-condicionado — outro item de série — está em carga alta, o motor é religado para manter o conforto térmico dos ocupantes.
Além do câmbio manual, o Argo 1.3 tem a opção da nova transmissão GSR. Ela elimina a tarefa do motorista de trocar as marchas. No entanto, se você busca uma tocada esportiva, é possível escolher a marcha de sua preferência usando as borboletas atrás do volante multifuncional.
No topo da gama o Argo usa o consagrado 1.8 16V E.Torq. O versátil motor já é usado em outros modelos de sucesso da Fiat e adota recursos exclusivos para produzir 139 cv e torque de 19,3 kgfm. Entre as estratégias do E.Torq está o sistema VIS, que muda o caminho que o ar percorre dentro do motor para antecipar o pico de torque. Ou seja, é mais força para fazer uma ultrapassagem ou encarar uma subida íngreme.
O Argo ainda reserva boa surpresas depois da compra, porque todas as concessionárias Fiat contam com diversos acessórios homologados da Mopar para que cada cliente personalize seu carro como preferir sem abrir mão da garantia de três anos.