O motor da modernidade
Com um dos conjuntos motrizes mais modernos do mercado, o novo VW Polo marca o início de uma nova era para a Volkswagen do Brasil

Com o lançamento do Novo Polo, a Volkswagen do Brasil prova que é possível fabricar um veículo capaz de conciliar bom espaço interno com dimensões externas reduzidas e um conjunto motriz eficiente. O modelo, que chega ao mercado brasileiro quase que simultaneamente ao alemão, marca a estreia de uma importante etapa na história da fabricante no País e representa uma nova opção para quem, mais do que mobilidade, busca um modelo com visual moderno, tecnologia e desempenho.
Por falar em desempenho, um dos principais destaques do Novo Polo é o motor 200TSI. Similar ao utilizado no Golf TSI, o propulsor pertence à família EA211 e é um dos mais avançados do mundo, podendo entregar 128 cv de potência (com etanol) e 115 cv (com gasolina). Dotado de turbocompressor e injeção direta, ele dispensa o uso de tanque auxiliar com gasolina nas partidas a frio.
A denominação 200TSI se refere ao torque máximo gerado pelo motor. São 200 Nm (Newton-metro), ou 20,4 kgfm, o maior da categoria. Com isso, a Volkswagen pretende valorizar o torque, uma vez que, na prática, é o responsável por transmitir a sensação de desempenho do automóvel e é mais percebido ao acelerar nas retomadas de velocidade.
Para se ter ideia do que o Novo Polo equipado com o motor 200TSI é capaz, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos! Marca similar à de muitos esportivos dotados de motores maiores – e menos eficientes. Não é de se estranhar, portanto, que quem está ao volante do novo Polo 200TSI tem a clara sensação de que está conduzindo um carro com motor maior.
Seguindo a tendência mundial do downsizing, esse motor 3-cilindros tem como principais vantagens peso reduzido, menor número de peças móveis (com menos atrito e perda de energia) e eficiência superior. Não é à toa que o hatch premium já chega com nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Além do motor moderno, o Novo Polo traz uma inédita caixa de câmbio automática de seis marchas, que oferece trocas muito rápidas, precisas e suaves, garantindo conforto e economia de combustível, pois o gerenciamento eletrônico seleciona a marcha mais indicada de acordo com a ocasião (subida, descida, carro carregado ou vazio, por exemplo). Caso o motorista prefira comandar as trocas, não há problema: o Novo Polo também oferece shift paddles junto ao volante que permitem mudanças manuais.