Segurança em primeiro lugar
O Novo Polo chega às lojas ostentando a nota máxima para proteção de adultos e crianças. E ainda tem muito mais a oferecer.

Um automóvel inspirado em pessoas tem a obrigação de oferecer a máxima segurança para elas. E é exatamente isso que faz o Novo Polo, o único modelo da categoria a conquistar nota máxima na avaliação dos testes de impacto realizados pelo instituto independente Latin NCAP, com cinco estrelas tanto para a proteção de adultos quanto para a de crianças. Os airbags laterais, o sistema de fixação de cadeirinhas e a estrutura com aços especiais foram determinantes para o excelente resultado. E mais: o novo Polo também foi reconhecido pela proteção aos pedestres.
Entre os recursos inovadores disponíveis no Novo Polo, o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão merece destaque. O equipamento ativa os freios automaticamente no caso de o veículo se envolver em uma batida, evitando que ele, desgovernado, provoque outros acidentes. O sistema é acionado por meio dos sensores dos airbags.
Por falar em airbags, todas as versões do Novo Polo trazem de série quatro bolsas – duas frontais e duas laterais –, que proporcionam a proteção necessária para cabeça e tórax dos ocupantes, além de restringirem o movimento do corpo nas colisões. Isso dá mais segurança, sempre em conjunto com os cintos. Os airbags são inflados em, no máximo, 45 milissegundos, tempo equivalente a um piscar de olhos. Sistema de fixação de cadeirinhas Isofix, cintos de segurança com pré-tensionadores, alerta de cinto se segurança não fixado e três apoios de cabeça no banco traseiro também são itens de série em todas as configurações do Novo Polo.
Mas não para por aí. Quando equipado com o motor 200TSI, o Novo Polo conta ainda com uma vasta lista de itens de segurança. Ela inclui freios a disco nas quatro rodas com sistemas ABS (antitravamento), BAS (assistente de frenagem) e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), controles eletrônicos de estabilidade e de tração, sinalização de frenagem de emergência (aciona as luzes de freio de forma intermitente quando o motorista pisa com mais força no pedal), controle de efeito do freio motor, que evita o escorregamento das rodas sobre pisos com baixa aderência por conta do freio-motor (quando o motorista alivia o pé do acelerador subitamente ou nas reduções de marcha), assistência de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial (melhora a estabilidade em curvas), limpeza automática dos discos de freio (aproxima as pastilhas dos discos dianteiros, retirando o excesso de água e proporcionando frenagens mais seguras) e monitor de pressão dos pneus.
E tem mais: o sensor de fadiga monitora o modo de dirigir do motorista e o compara com seus 15 primeiros minutos ao volante. Se detectar algum indício de perda de atenção, a central eletrônica dispara alarmes sonoros e visuais, sugerindo que o motorista interrompa a viagem para descansar e tomar um café.