Uma grande reviravolta marcou o mês de agosto de um carro veterano. Junto com o Gol, aliás, ele é o mais veterano do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Diferentemente do Gol, porém, o carro veterano Fiat Uno estava desacreditado em 2018. O único mês em que somou mais de mil emplacamentos foi o de janeiro.
Continua depois do anúncioCONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Desde então, oscilou entre as 600 e 900 unidades. O mês de junho foi preocupante para o carro veterano. No período, ele teve só 427 unidades vendidas; o Uno ficou fora da lista dos 50 mais vendidos.
Agora, ele não voltou ao “top 20”. Ainda assim, evolui demais. Os números obtidos pela reportagem são os apurados entre 1º e 29 de agosto.
No período, o Fiat Uno somou 2.492 unidades vendidas. Com isso, conseguiu uma vaga na lista dos 30 carros mais vendidos do País.
Na comparação com todo o mês de julho, o crescimento já é de 182,2%. Isso porque ainda faltam dois dias para o encerramento de agosto.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS FEIOS DO BRASIL
Por que o carro veterano cresceu
Os dados obtidos pelo blog ainda não permitem verificar o volume de vendas no atacado e varejo separadamente. Essa informação só fica disponível após o fechamento do mês.
É bem provável que a Fiat tenha fechado um grande contato de vendas diretas para o Uno. Ainda assim, o carro ganhou bastante espaço, já que o Mobi, seu irmão menor, não deverá ter queda de vendas no mês (seria natural a marca substituir um pelo outro no atacado).
Outro razão para o crescimento do Uno é o relançamento da versão com motor 1.0 de quatro cilindros. Em 2016, quando foi reestilizado, o carro veterano passou a ter apenas o 1.0 de três cilindros, mais moderno.
Agora com o antigo quatro-cilindros, o Uno parte de R$ 42.990, valor mais condizente com sua realidade que os cerca de R$ 45 mil iniciais cobrados anteriormente.
Rivais do carro veterano
Claro que ainda não dá para comparar o Uno com os outros modelos do segmento. Ou, ao menos, com a maioria deles.
Dos carros subcompactos, o Mobi, de 1º a 29 de agosto, somou 4.436 unidades vendidas. O Kwid teve 4.722 emplacamentos até agora.
Ainda assim, é um grande avanço. Para trás, ficou o Up!, que no período registrou 1.563 unidades comercializadas. No entanto, não dá mais para comparar o Volkswagen com o carro veterano da Fiat.
O Up! foi reposicionado, mantendo apenas versões bem equipadas. Com isso, virou um carro mais voltado ao estilo de vida urbano, já que parte de mais de R$ 50 mil.