O sedã em fim de ciclo com vendas absurdas

Atual geração do Corolla, que vai sair de linha, assume a liderança dos sedãs

Toyota Corolla Crédito: Tiago Qur/Estadão

Em sua forma atual, o Corolla está com os dias contados. Isso não fez suas vendas pararem de “bombar”. Tanto que, a um dia do encerramento da primeira quinzena de junho, o modelo da Toyota conquistou o posto de sedã mais vendido do Brasil. Ao menos provisoriamente.

A nova geração do Corolla está confirmada para o segundo semestre (prevista para fim de setembro). Como a atual, será feita em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Além disso, deverá ter versão híbrida.

Sobre a liderança, ela surpreende. Primeiramente estamos falando de um carro com preço inicial de R$ 80 mil, e cuja versão mais vendida, XEi, custa R$ 105.990.

Continua depois do anúncio

 

Vídeo da semana: O que o Creta tem de pior e de melhor


 

Para comparação, aquele que é o sedã mais vendido no acumulado do ano, Prisma, parte de R$ 49.990 (versão Joy).

Na lista dos 20 carros mais vendidos divulgada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Corolla é o único sedã médio a aparecer. Os demais são compactos, rivais do Prisma.


No acumulado do mês de junho, o Toyota somou 2.451 emplacamentos para ser o três-volumes mais vendido. O Prisma registrou 2.299 enquanto o terceiro mais vendido, o Ka Sedan, acumulou 1.555 exemplares.

 

Veja também: Os carros mais vendidos no Brasil em maio


Veja mais: detalhes da galeria

 

Razões das altas vendas do Corolla

São duas as principais razões para o sucesso do Corolla mesmo com o ciclo da nova geração se aproximando do fim. O primeiro é a fidelidade do consumidor. No início deste ano conversei com uma fonte da montadora.

Essa fonte contou que, no caso do sedã médio, o cliente dificilmente deixa de comprar à espera da nova geração. É um consumidor mais preocupado com os atributos do carro com que o fator novidade.


 

LEIA TAMBÉM

 


Além disso, a montadora tem de desovar estoques antes da chegada do novo. Por isso, a versão XEi está com bom desconto. Com cores metálicas ou perolizadas, que elevam a tabela a R$ 107.490, o modelo pode ser adquirido por R$ 99.990 (abatimento de R$ 7.500).

O Corolla XEi também está sendo vendido por taxa zero. Já o GLI couro, tabelado em R$ 90.990, não tem bônus de fábrica. Ainda assim, há concessionárias que o vendem por R$ 86 mil (já com as cores que elevam o preço sugerido para R$ 92.490.

 


Vídeo relacionado: O segredo do sucesso do Corolla

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio