Creta dá um susto na concorrência

Hyundai Creta é sétimo carro mais vendido do País na primeira quinzena

Hyundai Creta Crédito: Tiago Queiroz/Estadão

O que é isso, sr. Creta? Do primeiro lugar dos SUVs compactos em 2018 a uma leve queda no ranking de utilitários no primeiro semestre, o Hyundai agora faz ainda mais bonito.

Na primeira quinzena de agosto, ele conseguiu nada menos que o sétimo lugar no ranking geral de vendas. Para trás, deixou compactos de respeito, como Chevrolet Prisma e Fiat Argo.

 

Continua depois do anúncio

Vídeo relacionado: O que o Creta tem de melhor e pior


Evidentemente, o Creta lidera a categoria de SUVs (não apenas compactos, mas geral) no resultado parcial do mês.

Outro dado importante: na primeira quinzena, o Creta foi o único SUV a aparecer na lista dos dez mais vendidos.


 

Veja também: Razões para comprar e não comprar o T-Cross

Veja mais: detalhes da galeria

 


O Creta vai ser líder em agosto?

Minha opinião: provavelmente não. A primeira razão é simples. Ele tem boa vantagem ante a concorrência sim, mas em posição no ranking de vendas.

Isso porque os rivais mais próximos (considerando todo o segmento de SUVs, compactos, médios e grandes), os dois modelos da Jeep, se encontram nesse momento na 13ª e 14ª posições do ranking, respectivamente.

A vantagem em número de unidades vendidas, no entanto, não é tão alta assim, embora relevante. Na primeira quinzena, o Creta somou 2.952 emplacamentos, ante os 2.395 do Compass e os 2.342 do Renegade.


Se estivéssemos falando de um carro da Honda, que quase não faz vendas diretas, na segunda posição, seria mais fácil apostar na liderança do Creta. Porém, estamos falando dos dois SUVs que mais investem nesse tipo de negócio, Renegade e Compass.

 

LEIA TAMBÉM


 

E, desde meados do ano passado, esta que vos bloga vem observando e analisando o comportamento dos emplacamentos. Há uma tendência a explosão de emplacamentos provenientes de vendas diretas nos últimos dias do mês.

O Creta também tem boa participação de vendas diretas em seus emplacamentos. Mas isso porque é um carro com versão para PCD muito vantajoso. No caso de Renegade, o público PCD também é amplo, mas ele também é muito vendido para frotas de locadoras – assim como o Compass, que ainda faz bonito nas frotas executivas.


Então, ao menos em relação aos dois Jeep, creio que o Creta só deu um susto mesmo nesses concorrentes. Mas pelo menos um terceiro lugar, acho que dá para o Creta garantir sim em agosto.

O segmento de SUVs em agosto

Na primeira quinzena, o quarto SUV mais vendido (atrás de Creta, Compass e Renegade) foi o Kicks. O Nissan somou 1975 emplacamentos.

O Honda HR-V vem logo atrás, com 1908, em quinto lugar. Sem surpresas, o Volkswagen T-Cross aparece na sexta posição (1.643 emplacamentos), seguido pelo Ford EcoSport (1.299 e sétima posição). O Renault Captur é oitavo (859), seguido pelo VW Tiguan (635) e o Toyota Hilux SW4 (616).


 

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio