O hatch VW Gol foi o maior líder da história do Brasil. Porém, a perda do primeiro lugar de vendas após 27 anos de liderança se mostrou definitiva. Primeiro, o Palio, já fora de linha, ultrapassou o hatch VW Gol.
SAIBA MAIS
- Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
- Conheça o meu perfil no Instagram
- Brasil agora tem carro de luxo ‘made in China’
- VW Tiguan já supera alguns SUVs compactos
Depois, foi a vez do Onix, que já está há três anos na liderança disparada do mercado. Nos dois últimos anos, o Chevrolet conquistou, em diversos meses, mais que a soma dos emplacamentos de segundo e terceiro colocados.
Continua depois do anúncioO hatch VW Gol acabou perdendo também o posto de mais vendido da sua montadora. Isso ocorreu com a chegada do Polo, no fim do ano passado. O novato, hatch como o Gol, mas mais caro e com pegada mais sofisticada, logo se tornou o Volkswagen mais emplacado do País.
VÍDEO: TESTAMOS O PANAMERA GTS NO CIRCUITO DO BAHREIN
Assim foi durante todo o primeiro semestre de 2018. Porém, a partir de julho, o hatch VW Gol começou a reagir. Ao final de setembro, já havia recuperado a posição de Volkswagen mais vendido no acumulado do ano.
Agora, o hatch VW Gol conquistou outro feito. Antes mesmo do encerramento, outubro já é o melhor mês de vendas para o modelo.
De 1º a 29 de outubro (a dois dias do encerramento do mês), somou 7.182 emplacamentos. Com isso, mês a mês, vem se aproximando mais do pódio de vendas.
O terceiro colocado, por enquanto o Hyundai HB20, está pouco mais de mil unidades à frente. No mês passado, a vantagem era de 2 mil unidades e no retrasado, de 4 mil.
Com isso, o Gol começa a atacar forte os rivais, e mostra reais chances de entrar na briga com o segundo e o terceiro colocados no ranking, HB20 e Ford Ka.
Mas será que é o hatch VW Gol, um veterano, a nova aposta da Volkswagen? E o Polo, lançado para ser o carro mais vendido da montadora? Como fica?
VEJA TAMBÉM: CARROS COM OS QUAIS NINGUÉM SE IMPORTA
Retomada do hatch VW Gol
Para o consultor Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, o Gol, veterano do mercado, conseguiu se manter na lista dos dez mais emplacados nos últimos anos graças às vendas diretas. O carro, cansado, já não atraía o consumidor no varejo.
Porém, agora, isso mudou. Com pequenos ajustes, o Gol voltou a fazer a cabeça do brasileiro.
“A primeira melhoria foi o câmbio automático, que o carro recebeu neste ano”, diz Garbossa. Esse tipo de transmissão tem sido importante para a estratégia de diversos modelos compactos. Tanto que Onix e HB20 já a têm há pelo menos três anos. O Ka acabou de receber essa opção.
“O hatch VW Gol recebeu também leves mudanças visuais e mais itens de série”, complementa o especialista. “Passou a ter custo-benefício bom. Então, quem quer levar um Polo, mas o acha caro, acaba optando pelo Gol.”
Esse fenômeno, aliás, começa a ser visto nas vendas do Polo. Desde que o hatch VW Gol começou a vender mais, o modelo premium não apenas deixou de ser o VW mais emplacado. Ele também vem perdendo bastante espaço no ranking, inclusive para seu principal rival, o Argo.
De 1º a 29 de outubro, o Polo somou 5.320 emplacamentos, ante os 5.906 do Fiat. Assim, o VW deve ficar atrás do rival neste mês, já que a desvantagem já é muito ampla – o que dificulta a virada.
Estratégia da Volkswagen
Como você observou acima, está havendo “canibalização” entre Polo e Gol. Na indústria automobilística, assim é conhecido o fenômeno em que um carro tira vendas de outro da mesma marca – e nem sempre isso é algo negativo, como você poderá ver abaixo.
Esse era já um fenômeno esperado. Ele ficou, no entanto, mais forte agora, levando o novato a perder participação.
Porém, juntos, Gol e Polo estão vendendo mais que em meses anteriores. Devem chegar a 13 mil emplacamentos neste mês, ante os cerca de 12 mil de setembro.
Em meados do ano, a soma dos dois carros ficava entre 10 mil e 11 mil emplacamentos. Assim, a Volkswagen não está perdendo mercado; está ganhando. Isso reforça sua estratégia a caminho da liderança de vendas, que no momento é da Chevrolet.
O Gol também ganhou espaço por causa do reposicionamento do Up!, no primeiro semestre. O subcompacto, que acabou não se tornando um carro de alto volume, agora atua na linha Volkswagen como modelo de nicho – suas versões partem de pouco mais de R$ 50 mil.
Como as versões mais caras do Up! saíram de cena, os clientes que as compravam passaram a se voltar ao hatch VW Gol.
Possível recorde
Outubro já é o segundo melhor mês do ano para as vendas. De 1º a 29, foram emplacados 210 automóveis e comerciais leves.
Até então, julho, com 209 mil unidades vendidas, era o vice-líder. Agosto detém o primeiro lugar, com 240 mil emplacamentos.
Ultrapassar agosto, segundo especialistas, não será uma tarefa fácil para o mês de outubro. Afinal, seriam necessárias vendas de 30 mil unidades em dois dias.
Isso significa média de 15 mil exemplares/dia, ante os cerca de 10.400 registrados até agora.
Porém, os últimos dias dos meses costumam, tradicionalmente, ter resultados mais fortes. No dia 29, por exemplo, foram registrados 12.500 emplacamentos.