Le Mans: a corrida que é uma balada

Poderia ser o Lollapalooza ou o Coachella, mas é uma corrida de carros

24 Horas de Le Mans Crédito: Regis Duvignau/Reuters

Neste fim de semana (sábado e domingo, 15 e 16 de junho) será disputada a edição 2019 da 24 Horas de Le Mans. Diferentemente da maior parte das corridas de automóveis, nesta prova francesa não se torce por um piloto, e sim por uma equipe.

Isso porque cada time tem três pilotos. Em Le Mans, a paixão pela marca é o que importa, e o público apaixonado por velocidade lota o circuito no interior da França para extravasar esse amor.

Le Mans já teve grandes momentos ao longo das décadas. A mais emblemática disputa foi entre Porsche e Ferrari (exposta no filme “As 24 Horas de Le Mans”, de 1971). Em novembro, estreia o filme “Ford x Ferrari”, que mostrará a rivalidade entre as marcas italiana e americana nos anos 60.

Continua depois do anúncio

 

LEIA TAMBÉM

 


Mais recentemente, marcas como Audi, Porsche e Toyota protagonizaram boas disputas na pista. As duas alemãs acabaram saindo da corrida, enquanto a japonesa continua investindo em Le Mans.

Fora da categoria principal, Le Mans tem equipes de fábricas nas destinadas a modelos de ruas. Entre elas há a Ford e a BMW.

Ainda assim, a emblemática prova francesa que dura 24 horas continua atraindo apaixonados por carros de toda a Europa, e também de outras partes do mundo. É uma corrida tradicional que vai muito além do que ocorre nas pistas, promovendo todo tipo de entretenimento para quem ama carros.


Mais que uma corrida, a 24 Horas de Le Mans é uma verdadeira balada da velocidade.

 

Vídeo relacionado: Histórias nunca contadas sobre Ayrton Senna


A “balada” em Le Mans

Na pista, correm diversos carros de quatro categorias. Duas, LMP1 e LMP2, são voltadas a protótipos. Há duas destinadas a veículos de rua. Uma delas, inclusive, é para pilotos amadores.

Isso deixa a corrida completamente maluca, com uma diferença absurda de desempenho e velocidade entre os carros. A variação de ruídos do motor também impressiona.


Fora das pistas, Le Mans é um verdadeiro festival. O pacote de entretenimento inclui corridas de kart, shows variados, DJs, parque de diversões e até algumas experiências de direção.

É um esquema muito semelhante aos de grandes festivais de música, como o Lollapalooza ou o Coachella, na Califórnia.

 


Vídeo da semana: O melhor e o pior do Hyundai Creta 2.0

 


Há também restaurantes e bares por todo o circuito de La Sarthe, onde ocorre a corrida. Os visitantes têm atividades para se manterem ocupados durante todas as 24 horas.

A maioria do público acampa dentro ou ao redor de La Sarthe. Nos campings externos, a festa também não para. Há ainda a opção de ficar em alojamentos dentro do circuito, para descansar um pouco durante a maratona. Mas ninguém dorme muito, seja pela adrenalina ou o constante barulho dos motores.

A 24 Horas de Le Mans, que faz parte do Mundial de Endurance (WEC), terá largada às 10h (de Brasília) de sábado, com transmissão do FoxSports 2.


 

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio