Líder dos SUVs é finalmente superado

Segmento tem um novo campeão

Hyundai Creta Crédito: Em agosto, ele surge como novo líder dos SUVs (Foto: Felipe Rau/Estadão)

O líder dos SUVs foi finalmente superado. Em agosto, não é o Jeep Compass que aparece na primeira posição do ranking de utilitários-esportivos.

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

O posto mais alto do ranking está sendo ocupado, agora, pelo Hyundai Creta. Se o modelo confirmar sua posição de líder dos SUVs até o fim do mês, vai ficar na primeira posição do segmento pela primeira vez no ano. Já em toda a sua trajetória, esta será a segunda vez na liderança.

Continua depois do anúncio

Números preliminares apontam que, de 1º a 10 de agosto, o Hyundai Creta somou 1.790 emplacamentos. Com isso, já abriu uma boa vantagem para o segundo colocado, o Compass. O Jeep teve 1.666 unidades vendidas.

 

ASSISTA: TODOS OS DETALHES SOBRE O NOVO KA AUTOMÁTICO


 

O bom resultado do Creta não o coloca apenas na posição de líder dos SUVs. Pela primeira vez, ele está na lista dos dez mais vendidos do País (nono colocado). O Compass é décimo no período.


Esta é a segunda vez no ano em que o Jeep, SUV médio de R$ 110 mil iniciais, perde a primeira posição do ranking. Além dele, apenas o Nissan Kicks havia liderado a categoria neste ano.

O Compass, porém, ainda é líder dos SUVs no acumulado de 2018. Em um ano com desempenho impressionante – chegou a ser o sexto carro mais vendido do País -, o Jeep médio dificilmente vai perder seu protagonismo.

VEJA TAMBÉM: SAIBA QUAIS SÃO OS CARROS QUE COMBINAM COM O SEU SIGNO


Veja mais: detalhes da galeria

Outras novidades no segmento

O período de 1º a 10 de agosto traz também o Honda HR-V em evidência. O SUV compacto aparece, finalmente, na terceira posição do ranking. Com isso, deixa para trás modelos que vinham ficando frequentemente à sua frente: Renegade e Kicks.

O modelo da Honda somou 1.566 unidades vendidas. Ele conseguiu ficar à frente do Renegade, algo que não ocorria há pelo menos três meses. O Jeep compacto registrou 1.468 emplacamentos.

Em seguida, aparece o Kicks, quinto colocado, seguido pelo EcoSport, sexto. O destaque do mês é o Duster. O antigo vice-líder dos SUVs está conseguindo um bom avanço em agosto.


Por ora, ele deixou para trás Tracker e o irmão Captur. Com isso, é sétimo SUV mais emplacado, e ocupa a última vaga na lista dos 20 carros mais vendidos do País.

Trajetória ao posto de líder dos SUVs

O Creta começou o ano mal. Nos primeiros meses de 2018, não conseguiu ser páreo para Compass, HR-V, Renegade e Kicks. Chegou a ser ameaçado pelo EcoSport.

A principal razão para esse início ruim é a limitação de produção da Hyundai na fábrica de Piracicaba (SP), onde o Creta é feito (leia detalhes aqui).


No mês passado, o modelo deu seu primeiro passo rumo ao topo do segmento. Ele foi o líder dos SUVs compactos, grupo que exclui o Compass, que é um médio.

Agora, com a vantagem que já abriu nos dez primeiros dias de agosto, tem grandes chances de deixar mesmo o Jeep para trás e ser o líder dos SUVs no mês.

Será difícil, pois ainda há 2/3 de agosto pela frente. Porém, é perfeitamente possível.


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio