Novo Virtus tem estreia triunfal em vendas

Em cerca de sete dias de emplacamentos e sem pré-vendas, novo Virtus teve mais de mil unidades comercializadas

Volkswagen Virtus Crédito: Volkswagen/Divulgação

A concorrência, até aquela que ainda não chegou (leia-se Fiat Cronos), deve estar de cabelo em pé. O  novo Virtus fez uma estreia triunfal no ranking de vendas.

LEIA TAMBÉM

Em sete dias de emplacamentos, aproximadamente, o sedã da Volkswagen somou 1.023 unidades vendidas.

Continua depois do anúncio

Para começar, esse número o coloca à frente dos dois concorrentes diretos que já estão à venda. De 1º a 23 de fevereiro, o Honda City teve 453 emplacamentos. O Chevrolet Cobalt somou 961 exemplares vendidos no mesmo período.

Outro rival direto será o Cronos, que chegará às concessionárias no início de março. O Virtus brigará também com versões de topo de sedãs um pouco menos sofisticados, como Prisma, HB20S, etc.

SUCESSO IMEDIATO


Os números do Virtus, embora não o coloquem nem na lista dos 20 mais emplacados  (até agora), impressionam. Isso porque fevereiro não pode ser considerado um mês completo de vendas do sedã.

O novo Virtus começou a ser distribuído na rede de concessionária no início do mês. Por isso, os emplacamentos começam a ser feitos com atraso ante o de modelos que já estavam disponíveis no mercado.

No caso dos veteranos, são realizados e também entram na conta os emplacamentos de exemplares vendidos nos últimos dias do mês anterior.


Além disso, a campanha do Virtus na TV, algo fundamental para impulsionar as vendas, só começou na semana passada.

Outro fator que surpreende no desempenho do novo sedã é o fato de a Volkswagen não ter realizado programa de pré-vendas.

O Polo, irmão de plataforma do Virtus, também começou muito bem, mas teve pré-venda. Isso sempre ajuda a impulsionar os emplacamentos nos primeiros meses após o lançamento.


Assim, março será o primeiro mês cheio de vendas do novo Virtus. A partir de então, será possível ter um panorama mais real sobre o desempenho do carro no mercado.

Ainda assim, é possível que o novo Virtus suba algumas posições no ranking até o fim do mês (restam quatro dias de emplacamentos: 23, que só será contabilizado na segunda-feira, 26, 27 e 28). Ao que tudo indica, a média diária de emplacamentos do novo Volkswagen está alta. Por ora, apenas entre os carros de passeio, ele já o é 27º colocado.

RIVALIDADE COM O CRONOS


A chegada do Cronos também vai ajudar a definir o destino do novo sedã da Volkswagen. Os dois modelos são rivais diretos.

E, em uma jogada de mestre, a Fiat esperou a VW divulgar primeiro os preços do Virtus, para depois definir os do Cronos. Com isso, acabou lançando uma versão básica cuja tabela é R$ 1.000 mais em conta que a do “irmão” Argo com o mesmo motor (o mais fraco é o 1.3).

Com preço inicial de R$ 53.990, o Cronos é R$ 6 mil mais em conta que o Virtus na versão de entrada. O VW, com motor 1.6, parte de R$ 59.990.


Nas versões de topo (1.8 para o Cronos e 1.0 turbo para o novo Virtus, ambas equipadas com câmbio automático), a diferença vai a R$ 10 mil. São R$ 69.990 para o Fiat e R$ 79.990 para o VW.

VEJA TAMBÉM: 5 RAZÕES PARA COMPRAR E 5 PARA NÃO COMPRAR O NOVO VIRTUS

Veja mais: detalhes da galeria

A diferença de preço pode dar alguma vantagem ao Cronos nessa briga.


Já a favor do Virtus está o belo design, ousado para o segmento. Além disso, ele herda as qualidades de seu irmão Polo. Qual vai se dar melhor? A conferir.

POLO

O Polo vem confirmando, em fevereiro, que caiu no gosto do brasileiro. Pelo segundo mês seguido, o hatch é o quarto carro mais vendido do Brasil.


Com 3.756 emplacamentos de 1º a 23 de fevereiro, o Polo deverá conseguir manter essa posição. Já tem cerca de 400 exemplares de vantagem para o quinto colocado, o Gol.

À frente do Polo estão o líder Onix, o HB20 (que retomou a segunda posição) e o Ka.

Completando seu quarto mês cheio de vendas, o sucesso do Polo já não pode ser atribuída a reflexos da forte pré-venda promovida pela Volkswagen. Ele está realmente vendendo bem.


Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio