O SUV médio que humilha os pequenos

Mesmo sendo maior e mais caro, SUV Jeep Compass tira espaço dos utilitários menores

Jeep Compass Crédito: Em maio, ele é o sétimo carro mais vendido do País (Foto: Rafael Arbex/Estadão)

Não há dúvidas de que o segmento de utilitários-esportivos é o mais badalado do País. Porém, não é um pequeno que está conseguindo, individualmente, fazer a diferença. É um médio: trata-se do SUV Jeep Compass.

Nem HR-V, nem Creta, nem Renegade, nem Kicks. É o SUV Jeep Compass que vem liderando o segmento de utilitários-esportivos. Isso desde o ano passado – que, por sinal, foi seu primeiro ano completo de vendas.

Além disso, o SUV Jeep Compass consegue tirar vendas de alguns modelos compactos. Mesmo tendo preço inicial de cerca de R$ 110 mil, ele é o terror dos modelos menores.

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As razões que levam o Compass a tirar mercado dos menores vamos falar mais abaixo. Antes, temos uma notícia importante: em maio, o modelo vai conseguir a melhor posição de sua história no ranking de vendas.


De 1º a 25 de maio, o SUV Jeep Compass é o sétimo carro mais vendido do País. Com 4.849 emplacamentos, ele deixou para trás, por exemplo, o Prisma. O sedã da Chevrolet, que vinha fazendo bonito nos dois meses anteriores, não tem mais chances de ultrapassá-lo (veja detalhes aqui).

Outro feito importante é, pela primeira vez, ficar à frente do Corolla. O Toyota é o modelo cujo preço pode ultrapassar os R$ 100 mil mais frequente na lista dos dez mais vendidos.

Além disso, embora sejam de segmentos diferentes, o SUV Jeep Compass e o sedã Toyota Corolla brigam por clientes, dependendo da versão. Afinal, não é de hoje que os utilitários-esportivos estão tirando clientes de sedãs médios.


A exceção, até agora, era o Corolla. Neste mês, por entanto, ele foi superado pelo modelo da Jeep. As versões mais caras do sedã, aliás, têm preços semelhantes a algumas configurações do SUV Jeep Compass. O Jornal do Carro, inclusive, já comparou os dois modelos.

 

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Veja mais: detalhes da galeria

 

SUV Jeep Compass pode ir além?

O modelo não está muito distante do sexto colocado no ranking, Volkswagen Polo. Faltando três dias de emplacamentos (28, 29 e 30) para o encerramento de maio, há apenas 131 exemplares de desvantagem.

Não é impossível o Compass conseguir tirar a diferença. Em condições normais, seria até bem viável.


Porém, nos próximos dias as condições no Brasil não deverão ser normais. A greve dos caminhoneiros está causando, entre outros problemas, prejuízo à atividade econômica do País.

Há problemas, por exemplo, de entrega dos carros nas concessionárias. A greve deve gerar redução no ritmo normal de emplacamentos nos próximos três dias.

Sendo assim, a escalada fica um pouco mais difícil para o SUV Jeep Compass. Ainda assim, o sétimo lugar, praticamente garantido, é um feito incrível para um carro desse preço.


O terror dos compactos

Já falamos muito, neste blog, sobre os atributos que levam ao sucesso do SUV Jeep Compass. Porém, vale relembrar.

Na briga direta com os compactos, o modelo acaba concorrendo com as versões de topo dos pequenos. Muitas delas, casos do Creta e o HR-V, por exemplo, custam mais de R$ 100 mil.

Mesmo sendo um pouco mais caro, o SUV Jeep Compass já vem muito bem equipado desde a versão de entrada. Além disso, por ser modelo médio, garante mais status a seu dono que os compactos.


Por fim, há a atração da marca Jeep que, junto com a Land Rover, é a tradicional especialista em utilitários-esportivos. Os clientes de SUVs têm como opção mais barata o Renegade. Porém, o modelo menor deixa a desejar em alguns atributos dos quais os consumidores da categoria fazem questão, como espaço interno e porta-malas.

Deixando os compactos de lado, outra vantagem do Compass é ser o único SUV nessa faixa de preço a oferecer versão a diesel. Isso também ajuda a impulsionar as vendas.

De olho no sucesso do Compass, as montadoras agora estão investindo mais em SUVs médios, não apenas nos compactos.


Porém, os recente lançamentos, como Equinox e 3008, ainda são modelos de nicho, com menos de 500 emplacamentos por mês. Em seu primeiro mês cheio de vendas, junho, o Tiguan tem chances de ir além em vendas. Porém, não a ponto de se aproximar do SUV Jeep Compass.

Já o novo SUV médio a ser lançado pela Volkswagen no ano que vem poderá, enfim, ser um rival a altura.

Fábrica de sucesso

Aqui, vale ressaltar que a planta da FCA (Fiat-Chrysler) responsável pela produção do Compass está tendo um excelente mês do maio. Os três produtos feitos em Goiana (PE) se encontram bem posicionados no ranking.


Por enquanto, a Toro é o nono modelo mais emplacado do País. De 1º a 25 de maio, somou 4.444 emplacamentos. O Renegade, com 4.014 unidades vendidas no período, é 12º colocado.

 

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