SUVs que estão se dando mal em 2019

Compass é um dos SUVs que estão perdendo participação no mercado

Compass Crédito: Jeep é um dos SUVs que estão perdendo espaço (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)

Compass, Creta e WR-V são, por enquanto, os SUVs que estão se dando mal em 2019. Na comparação com o encerramento de 2018, eles estão perdendo participação no segmento. O Tracker também pode estar entrando em uma trajetória descendente.

Os dados obtidos pela reportagem por meio de fontes de mercado são referentes ao acumulado de 2019 – 1º de janeiro a 21 de fevereiro. O  SUV mais vendido no ano passado foi o médio Compass. Este ano, ele caiu para o segundo lugar.

Pode parecer pouco, mas não é. Em primeiro lugar, estamos falando do “senhor” do segmento de SUVs, absoluto na liderança desde que foi lançado. Além disso, o Compass já está indo para seu segundo mês seguido fora da primeira posição.

Continua depois do anúncio

LEIA TAMBÉM

No acumulado de 2019, o Compass tem 6.988 emplacamentos, quase mil a menos que o líder, Renegade (7.9145 unidades vendidas). O SUV menor, aliás, é a mais provável razão de queda do maior.

Embora não sejam concorrentes, Renegade e Compass são da mesma marca. Dividem a mesma concessionária.


Como as vendas do Renegade estão crescendo, no varejo, cerca de 40%, isso pode estar tirando clientes do Compass.

Veja também: 20 usados para comprar de olhos fechados

Veja mais: detalhes da galeria

SUVs em queda: Creta e WR-V

Creta e WR-V perderam, na comparação com 2018, duas posições no ranking cada um. O Hyundai foi o segundo mais vendido do segmento no ano passado – e primeiro entre os SUVs compactos.


Agora, o Creta é o quarto colocado no resultado geral do segmento de SUVs. Ele teve 6.178 emplacamentos de 1º de janeiro a 21 de fevereiro. Está logo atrás do Honda HR-V, que manteve sua posição ante 2018.

Assim como o Compass, o Creta pode estar perdendo espaço para o Renegade. Nesse caso, porém, eles são rivais diretos.

VÍDEO DA SEMANA: Chery Tiggo 5X em detalhes


O Creta também sofre com os problemas de limitação de produção da fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP).

Já o WR-V, que teve um bom primeiro ano (2017) e perdeu bastante espaço em 2018, está caindo ainda mais. Agora, ocupa a 12ª posição do ranking – ante a décima do ano passado.


Além de estar em uma fase descendente natural, o WR-V é vítima do crescimento do C4 Cactus. O modelo da Citroën vem escalando o ranking mês a mês (leia detalhes aqui).

Tracker

O Tracker perdeu uma posição no ranking de SUVs na comparação com o ano passado. Agora, é nono colocado – em 2018 foi oitavo.

Porém, ele deve perder mais uma em fevereiro. E também para o C4 Cactus. No acumulado do mês (1º a 21), o Citroën soma 990 emplacamentos, ante os 837 do Chevrolet.


Veja também: os SUVs que chegam em 2019

Veja mais: detalhes da galeria

 

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM


 

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio