Carros que estão despencando no ranking

Voyage, Renault, Prisma e linha Etios são, por enquanto, os perdedores do mês de maio

Volkswagen Voyage Crédito: Gabriela Biló/Estadão)

Renault, Prisma, Voyage e linha Etios. Por enquanto, esses carros e a marca estão sendo os grandes perdedores no mês de maio.

 

SAIBA MAIS

Continua depois do anúncio

 

Os resultados da primeira quinzena mostram queda no ranking de vendas de dois carros da Renault, Kwid e Sandero. O Voyage, que já vinha mal desde o mês passado, caiu ainda mais nos primeiros 15 dias de maio.

O Prisma teve dois excelentes meses, março e abril. Agora, ensaia queda acentuada, ainda que se mantenha no “top 10”. Por fim, a linha Etios teve queda suficiente para tirar o hatch do “top 20”.


 

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS NA 1ª QUINZENA DE MAIO

Veja mais: detalhes da galeria

 


Renault

A montadora surpreendeu com um excelente quarto lugar em vendas no mês de abril. Dessa forma, deixou para trás Ford, Hyundai e Toyota. Além disso, garantiu vaga no exclusivo e praticamente restrito clube das “quatro grandes” montadoras.

Esse resultado foi obtido graças às excelentes vendas de Kwid e Sandero. O hatch mais novo foi o quinto mais emplacado em abril. O veterano foi oitavo.

Agora, o bom desempenho de abril parece estar cobrando seu preço com uma grande queda. Na primeira quinzena de maio,  o Kwid não apareceu nem na lista dos dez mais vendidos (veja na galeria acima). Ele ocupou a 13ª posição no ranking.


O Sandero, por sua vez, saiu da lista dos 20 mais emplacados. Ele foi o 23º carro mais vendido do Brasil na primeira quinzena de maio.

A posição do Sandero está mais condizente com aquela que vinha ocupando nos períodos anteriores a abril. No mês passado, o bom resultado foi garantido por um grande fluxo de vendas na atacada.

Minha aposta é que, até o fim do mês, o Sandero talvez consiga retornar ao “top 20”. Ao “top 10” do ranking, não.


Já o Kwid tem muitas chances de encerrar o período na lista dos dez mais vendidos. Isso porque, entre o 15º e o sétimo colocados no ranking, os números estão bem próximos e o resultado, bastante aberto.

Voyage e Prisma

As situações de Voyage e Prisma são bem diferentes. Os dois perderam quatro colocações no ranking. Porém, o modelo da Chevrolet ocupa uma posição bem mais confortável.

Após dois meses seguidos na quarta colocação, o Prisma foi oitavo na primeira quinzena. Porém, dá ainda para recuperar esse espaço. Ele está bem próximo do sétimo colocado, Compass.


Mais complicado, mas não impossível, será alcançar Strada, Polo e Gol, para retornar ao quarto lugar. Nesse “pedaço” do ranking, em que os volumes são altos, a vantagem de cerca de 300 unidades dos três modelos não é um abismo.

A missão de recuperar a quarta posição, portanto, é até realista. E vale ressaltar que o Prisma continua sendo o sedã mais vendido do País. Mesmo com a queda da primeira quinzena, conseguiu ficar uma posição acima da do médio Corolla e muitas à frente do segundo compacto mais vendido, o Virtus.

Já o Voyage vem despencando em vendas após a chegada do Virtus, que está fazendo bonito no mercado (foi, inclusive, 15º mais vendido na primeira quinzena).


Em maio, a situação ficou ainda mais crítica para o Voyage: ele aparece, por enquanto, fora da lista dos 30 mais emplacados do País.

No mês passado, o Voyage havia sido o 27º carro mais emplacado. Porém, o atacado já havia sido responsável por mais de 80% de seus emplacamentos. No varejo, ele vendeu menos de 500 unidades em abril (confira detalhes aqui).

Trata-se de uma situação bastante difícil para o Voyage, que já foi o segundo sedã compacto mais vendido do Brasil. Isso é um sinal de que ele vai sair de linha? A Volkswagen diz que continuará produzindo o modelo, e dá para acreditar.


Afinal, quando o Polo chegou, a montadora afirmou a mesma coisa sobre o Fox. E cumpriu. O carro não só continua à venda como foi o 19º mais emplacado na primeira quinzena de maio.

Linha Etios

Desde que começou a cair no gosto do brasileiro, há cerca de dois anos, o hatch Etios ganhou posição cativa no “top 20” do ranking. Houve mês em que apareceu até na lista dos dez mais vendidos.

Agora, no resultado parcial de maio, o carro é apenas o 22º mais emplacado do País. Porém, está ainda em posição de retornar do “top 20” no encerramento do mês. Os modelos que aparecem logo à frente (EcoSport, Fox, HR-V e Creta) têm emplacamentos próximos.


A diferença entre o Etios e o Creta, 17º colocado, é de pouco mais de 250 unidades. Aliás, 17ª havia sido a colocação do Toyota em abril.

Já o sedã Etios está correndo risco de sair do “top 30”. Na primeira quinzena de maio, foi 30º colocado, ante a 25ª posição em abril.

Esse problema, porém, não é só do Etios. A vida dos sedãs anda difícil com a chegada de Virtus e Cronos, que estão tirando espaço de todo mundo (aparentemente, em maio, até do Prisma, que ainda não havia sido abalado).


Tanto que o Ka+ foi 27º colocado no ranking da primeira quinzena e o HB20S, 28º. O Cronos, por sua vez, foi 26º, e já é o terceiro sedã compacto mais emplacado do País – atrás de Prisma e Virtus.

 

Mais Artigos

Carros que perderam o brilho em outubro

Kwid é um dos modelos que tiveram queda nas vendas ou em posições no ranking de emplacamentos

O SUV que pode tirar o Renegade da liderança

Nova versão PCD é a trunfo do T-Cross para atacar o líder

Fotos de carros e vídeos com o Galaxy Note 10+

Foco dinâmico para vídeos é um dos destaques do novo Samsung Galaxy Note 10+

Jetta é superado por sedã de R$ 200 mil

BMW Série 3 supera expectativas e dispara em vendas, deixando o VW para trás

Segmento de sedãs muda novamente de líder

Primeiro lugar do Corolla não durou muito

Quem ‘matou’ o Golf no Brasil?

Se o brasileiro ama tanto o Golf, por que a oitava geração não vem? De quem é a culpa?

Continua depois do anúncio