Manter o revestimento de couro dos bancos do carro em bom estado é muito simples. Mais resistente a líquidos e à fixação de odores que o tecido e o veludo, basta um pano úmido e sabão neutro para manter a boa aparência do material.
“O couro praticamente não necessita de manutenção”, afirma o supervisor de serviços da Ford, Reinaldo Nascimbeni. De acordo com ele, o procedimento é capaz de remover quase todos os tipos de sujeira dos bancos e laterais do carro.
Deve-se evitar qualquer tipo de produto que contenha derivados de petróleo na composição. Esses compostos podem danificar o couro e causar manchas irreversíveis.
A pele usada em veículos também não deve receber o mesmo tratamento da cobertura de sofás, por exemplo. Há produtos que deixam os bancos escorregadios, o que pode comprometer a segurança.
O ponto negativo é que o revestimento esquenta muito ao ficar exposto ao sol e é muito frio no inverno. “O consumidor deve avaliar se as vantagens compensam essas desvantagens”, diz Nascimbeni.
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INSTALAÇÃO
Caso o material não esteja disponível na lista de opcionais, dá para recorrer a lojas independentes. É possível instalar bancos e laterais de couro em qualquer modelo nacional ou importado.
O único risco são os veículos com air bags laterais (instalados nos bancos). Nascimbeni diz que, nesse caso, a instalação não é recomendada porque pode comprometer o funcionamento do sistema.
Gerente da Tapeçaria Alemão (3392-4052), no Pacaembu, zona oeste, Anderson Morais afirma que a empresa utiliza uma máquina especial que permite fazer o mesmo tipo de costura usado nos bancos originais. Por isso, não há risco de falha no dispositivo.
A aplicação de couro na cabine de um Toyota Corolla com air bags sai por R$ 1.900. Para o mesmo modelo sem o recurso, o preço é de R$ 1.200.