Uma nova portaria assinada em conjunto entre os Ministérios da Justiça e Segurança Pública, e de Infraestrutura, vai notificar no documento os veículos que não atenderem a chamados de recall.
De acordo com o Denatran, o Serviço Nacional de Notificação de Recall vai unir todos os meios de comunicação com o público do Governo para informar sobre recalls. Além do Portal de Serviços do Governo, serão usados o portal do próprio Denatran e o Sistema de Notificação Eletrônica para encontrar proprietários de carros envolvidos em recalls.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Se o veículo estiver envolvido em um recall e não realizar o conserto dentro de um ano, o aviso será inscrito no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. A intenção é aumentar a efetividade das chamadas. Atualmente, a adesão é de cerca de apenas 40%, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Objetivo é encontrar veículos envolvidos
A partir de agora, a comunicação do recall também será feita pelo Denatran. Assim, o aviso será enviado diretamente ao endereço de registro do veículo. Até então, a responsabilidade de encontrar o carro com defeito de fábrica era apenas das montadoras.
SIGA O JORNAL DO CARRO NO INSTAGRAM
As empresas, aliás, poderão usar mais canais para divulgar chamados de recall. Redes sociais e o site das empresas também deverão ser usados para comunicar proprietários.