Marcelo Fenerich
Preservar a motocicleta vai muito além de fazer corretamente o as revisões periódicas e trocar os óleo e filtros, por exemplo. De acordo com o colecionador Paulo Loco, é importante utilizar a moto constantemente. “Deixá-la parada por muito tempo prejudica vários componentes, como pneus, tanque de combustível, bateria e carburador”, explica o especialista.
Outra dica é sobre chaveiros. “Nunca use modelos de metal e chaves diversas junto com a da moto. O excesso de peso danifica o miolo da fechadura, além de arranhar as partes da motocicleta com as quais tem contato”, lembra Loco.
O proprietário da Johnnie Wash (3044-1195), loja na zona sul, Ricardo Medrano, afirma que limpar corretamente a moto também aumenta sua durabilidade. De acordo com ele, para evitar que escapamento e peças mais delicadas do motor sofram choque térmico durante a lavagem, é preciso usar água quente ou esperar que a moto esfrie.
Segundo Medrano, para não danificar a pintura o ideal é lançar mão de xampu neutro. “Com um pano macio e limpo, aplique o sabão e água em toda a moto. Rodas e motor devem ficar sempre por último”, ressalta.
Para secar, o especialista indica ar-comprimido. “Na falta do equipamento, use secador de cabelos ou um pano de algodão.”