Você está lendo...
Detran facilita consulta a multas e outros dados da CNH
Legislação

Detran facilita consulta a multas e outros dados da CNH

Nova ferramenta no site do Departamento de Trânsito de São Paulo oferece acesso rápido às informações mais relevantes

Redação

08 de dez, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Imagem do site do Detran.SP
Crédito:

O Detran.SP criou um novo mecanismo em seu site para facilitar o acesso às informações da Carteira Nacional de Habilitação. Agora, para consultar multas e outros dados, os motoristas precisam apenas dar um clique após efetuar o login no portal. No painel “Meu Detran”, o usuário cadastrado já visualiza os principais serviços eletrônicos da CNH e do veículo. Antes, ele era obrigado a realizar diferentes serviços eletrônicos para descobrir sua situação.

Com a nova ferramenta, o motorista verifica se sua habilitação está regular (ou suspensa), sua data de vencimento e se há pontuação por infrações. O sistema indica também se existem recursos pendentes ou eventuais indicações de condutor por multas já aplicadas.

Logo abaixo, aparecem os dados de até cinco veículos vinculados ao CPF do usuário. Com isso, o cidadão confere o mês de licenciamento, o IPVA, as multas pendentes, os bloqueios e outras restrições.

Publicidade


O diretor-presidente do Detran.SP explicou que o objetivo do órgão era tornar a consulta “mais simples e rápida”. Segundo ele, o Departamento deseja “desburocratizar cada vez mais os procedimentos, facilitando a navegação de todas as pessoas”.

Como acessar. Atualmente há mais de 11,3 milhões de usuários cadastrados no portal do órgão. Os motorista com CNH ou veículo registrado no Estado de São Paulo que ainda não possuem acesso precisam, primeiro, criar um perfil no site. No campo login, eles devem fornecer o CPF, definir uma senha e seguir o passo a passo indicado.

Os usuários já cadastrados podem ainda vincular suas contas pessoais do Facebook ou do Gmail à ferramenta para facilitar o login. Nenhuma informação do usuário aparece nas redes sociais, e o vínculo pode ser removido a qualquer momento.

Para melhorar o acesso pelo smartphone, o motorista pode baixar o aplicativo do Detran.SP. Dentre outros serviços, o app permite consultar pontos e multas e solicitar a 2ª via da CNH ou a definitiva.


Deixe sua opinião