A cidade de São Paulo está um caos. Nas imediações de todo posto de combustível que ainda tem produto para vender, as filas são tão longas que causam trânsito. É o medo da escassez, risco gerado pela greve dos caminhoneiros. De olho nesse panorama, listamos dicas importantes para economizar combustível.
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Em primeiro lugar, não se deve encher o tanque até a boca. Quem está, desde ontem, visitando os postos para encher o tanque até o fim está agindo de maneira errada. Isso aumenta o consumo.
Pare o abastecimento logo que a bomba desligar automaticamente. Tentar colocar mais combustível é puro desperdício, já que o excesso pode ir direto para o cânister.
Esse filtro de carvão tem a função de eliminar gases provenientes do combustível. Além de jogar dinheiro fora, a prática pode estragar o filtro.
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Toyota Hilux 2.7 - 4,8 km/l (etanol)/6,9 km/l (gasolina)
Esqueça os superesportivos. A ideia aqui é mostrar os modelos "gastões" que são de segmentos mais próximos da realidade. Os dados são a média em trecho urbano e os número são os divulgados pelo Conpet, programa do Inmetro.
Renault Sandero RS
5,9 km/l (etanol); 8,3 km/l (gasolina)
Fiat Toro 1.8
5,8 km/l (etanol)/8,3 km/l (gasolina)
Chevrolet S10 2.5
5,6 km/l (etanol)/8,4 km/l (gasolina)
JAC J6
5 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Chrysler Town & Country
6,2 km/l (motor é apenas a gasolina)
JAC J3
6,5 km/l (etanol); 9,7 km/l (gasolina)
Toyota SW4 2.7
4,9 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Fiat 500 Cabrio automático
6,9 km/l (etanol); 10 km/l (gasolina)
Hyundai Tucson
5 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Fiat Bravo 1.8
6,4 km/l (etanol); 8,9 km/l (gasolina)
Chery Celer
6,3 km/l (etanol); 9,2 km/l (gasolina)
Chevrolet Spin
6,8 km/l (etanol); 9,7 km/l (gasolina)
Hyundai Azera
7 km/l (motor é apenas a gasolina)
Kia Grand Carnival
6,5 kml (motor apenas a gasolina)
Pneus em dia
Os pneus podem ser um dos principais vilões do alto consumo de combustível. Para que não haja excesso de atrito com o solo, é importante mantê-los sempre calibrados, o que pode ser feito a cada abastecimento, por exemplo (e preferencialmente com os pneus frios).
Se a pressão estiver mais baixa que a recomendada, a área de contato com o piso aumenta, e com isso o atrito fica mais elevado. Direção desalinhada também não é recomendável para economizar combustível, porque o motor terá de fazer mais força para movimentar o veículo.
Práticas de direção para economizar combustível
A maneira como você dirige é essencial para economizar combustível. Não acelere mais que o necessário. Deixe a velocidade subir gradativamente.
Excesso de rotação eleva muito o consumo. E, se o semáforo à frente estiver fechado, diminua a aceleração com antecedência, para não precisar frear muito.
Agindo assim, além de economizar combustível, você também vai poupar freios.
Também é importante não esticar as marchas. Procure trocá-las dentro da faixa de maior torque do motor, mais ou menos em torno de 3.000 rpm.
Fazer mudanças com rotações muito elevadas aumenta muito o consumo.
‘Segurar’ o carro em subidas, com os pés na embreagem e no acelerador, não só eleva o consumo de combustível como também acelera o desgaste da embreagem. Não faça isso.
E não se esqueça de estar em dia com a manutenção do carro. Verifique as condições de velas, cabos de ignição e filtros de ar.
Se a queima de combustível não estiver sendo bem feita, haverá elevação de consumo.
Tecnologia para economizar combustível
Algumas tecnologias ajudam a reduzir o consumo. Modelos como Kwid, Gol, Uno e Mobi têm, no painel, mostradores que indicam o momento correto de trocar marchas. A função desse recurso é economizar combustível.
Se o seu carro tiver start&stop, não desligue o sistema, mesmo que isso signifique ar-condicionado sem funcionar por muito tempo. O único objetivo desse recurso é economizar combustível.
O start&stop está em alguns modelos mais básicos, como Uno 1.3 e Argo (qualquer versão).
O ar-condicionado aumenta o consumo de combustível. O aquecedor, que tem sido útil nesses dias de frio, não.
Porém, se for usar o aquecedor, não acione o botão do ar-condicionado.
Para quem tem tecnologias como controlador de velocidade adaptativo, esta é uma boa hora de usá-las. O sistema freia e acelera o carro no tempo correto, sem ações bruscas, o que ajuda a economizar combustível.