Meu Fit 2013/2014 foi guinchado à autorizada por causa de defeitos no freio há oito dias. A previsão era de que as peças chegariam em cinco dias, mas, quando questionei sobre a demora, disseram que não tinham o item em estoque e que a entrega poderia demorar mais de um mês. Fiquei indignado, pois a vendedora da mesma concessionária havia garantido que, em caso de defeito eu não teria dificuldades.
Alexandre Fernande,MOGI DAS CRUZES (SP)
Honda responde: o veículo foi reparado.
O leitor confirma a resposta.
Advogado: a espera por reparo não pode ultrapassar 30 dias, sob pena de a montadora ser obrigada a trocar o veículo.
CONFIRA OUTRAS RECLAMAÇÕES:
FORD FIESTA
Má instalação de direção hidráulica
Comprei um Fiesta 2011/2012 em abril de 2014 na Ford Souza Ramos e paguei pela instalação de direção hidráulica na concessionária. Durante a primeira semana de uso, notei que o carro tinha várias falhas de acabamento e “puxava” para a esquerda. Levei-o à autorizada, mas, mesmo após o reparo, a direção permanecia desalinhada e fazia um assobio ensurdecedor em manobras. A concessionária fez um novo conserto, mas os problemas reapareceram em 10 de agosto, quando aconteceu o rompimento da mangueira e o vazamento de todo o óleo do sistema, deixando a direção tão dura que era impossível controlar o veículo. O Fiesta foi guinchado e reparado pela Souza Ramos, sob a promessa de que não haveria mais defeitos.
Em 3 de setembro, porém, houve novo vazamento de óleo da direção hidráulica, além de infiltração de água no forro do teto do veículo. Informei à concessionária que não queria mais ficar com o carro. Eles aceitaram recomprá-lo, mas por um valor 15% menor do que eu havia desembolsado, sem contar o preço da direção hidráulica. Não acho justo arcar com o prejuízo, que foi causado por uma “gambiarra”. O item nem foi instalado na Souza Ramos, mas por uma terceirizada, o que só descobri depois. Se a autorizada não quer ficar no prejuízo, que vá cobrar de quem não tinha capacidade para fazer um serviço com o mínimo de qualidade.
Karoline da Rocha, SÃO PAULO (SP)
Ford responde: a questão foi solucionada.
A leitora diz que a concessionária fez um novo reparo, com garantia de seis meses, mas que aconteceu uma nova pane na direção. Em resposta, a autorizada retirou a direção hidráulica do veículo e devolveu à leitora o dinheiro pago pelo equipamento. Ela então instalou o item em uma outra oficina e não teve mais problemas.
Advogado: a leitora tem direito ao reembolso do valor gasto com o serviço feito na oficina particular, pois se trata de reparo que deveria ter sido realizado de forma definitiva pela concessionária. O caso autorizaria a troca do veículo, já que o problema não foi solucionado dentro do prazo legal de 30 dias.
TOYOTA RAV4
Frustração com a central multimídia
Comprei um RAV4 seminovo por R$ 100 mil. Antes de fechar negócio, questionei o vendedor da concessionária sobre os opcionais instalados no veículo, sobretudo a central multimídia com leitor de DVD e ele garantiu que o carro tinha o acessório. Meus filhos de 6 e 9 anos, que estavam comigo na loja, vibraram. Quando recebi o veículo, porém, descobri que o dispositivo instalado lê apenas CDs e MP3. Questionei o vendedor, que alegou que havia recebido informações erradas e tentaria conseguir com a diretoria da autorizada que a central prometida me fosse vendida a preço de custo. Mas entendo que não devo desembolsar nenhuma quantia pelo item que foi prometido pelo vendedor antes mesmo de fecharmos o negócio.
Sidney Kawamura, SÃO PAULO (SP)
Toyota responde: o assunto foi solucionado.
O leitor confirma a resposta.
Advogado: as promessas do vendedor tornam-se lei no ato do fechamento do negócio e devem ser cumpridas à risca. A empresa não fez nenhum favor ao resolver o problema.