A Ford Motor Company Brasil convoca os proprietários dos modelos Edge e Fusion produzidos entre fevereiro de 2006 e maio de 2011 para um reparo no defeito no módulo do air bag do passageiro. É mais um caso dos air bags defeituosos da Takata.
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Segundo o comunicado, em caso de colisão do veículo, com abertura dos air bags dianteiros, o do passageiro pode se romper devido a uma excessiva pressão interna. Assim, há riscos de fragmentos metálicos serem lançados contra os ocupantes, com possibilidade de danos físicos graves ou até fatais. A Ford indica que, até que o componente seja substituído, nenhum ocupante seja transportado no banco dianteiro do passageiro no veículo.
O serviço é gratuito, o atendimento começa em 30 de maio e tem tempo estimado de 30 minutos para o Fusion de 2006 a 2009 e de três horas para o Edge e o Fusion de 2010 a 2012. Para outras informações e agendamento a Ford coloca à disposição o telefone 0800 703 3673.
Confira abaixo o número dos chassis envolvidos no recall:
Veículos | Modelo | Chassis (8 últimos digitos) | Datas de produção |
---|---|---|---|
Fusion | 2006 | De 6R169161 até 6R244118 | De 13 de fevereiro de 2006 até 30 de junho de 2006 |
2007 | De 7R100617 até 7R256903 | De 1º de julho de 2006 até 26 de maio de 2007 | |
2008 | De 8R100033 até 8R268445 | De 11 de junho de 2007 até 26 de maio de 2008 | |
2009 | De 9R105770 até 9R203593 | De 6 de junho de 2008 até 24 de novembro de 2008 | |
2010 | De AR107401 até AR431801 | De 10 de março de 2009 até 25 de julho de 2010 | |
2011 | De BR100033 até BR332286 | De 14 de junho de 2010 até 30 de maio de 2011 | |
2012 | De CR100012 até CR335596 | De 24 de maio de 2011 até 30 de março de 2012 | |
Edge | 2009 | De 9BA13643 até 9BA74145 | De 11 de agosto de 2008 até 24 de fevereiro de 2009 |
2010 | De ABA00212 até ABB37827 | De 13 de maio de 2009 até 6 de abril de 2010 |
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AIR BAG E TAKATA: ENTENDA
Segundo fontes do jornal The New York Times, os testes concluíram que os air bags eram defeituosos, mas que ao invés de realizar o recall e parar a produção, executivos da companhia ordenaram que todo o material do teste, desde relatórios, vídeos e backup dos servidores fossem destruídos para não restar prova do conhecimento da empresa sobre o problema.
Após as investigações mais recentes, a Takata assumiu o erro, pediu desculpas e começou um processo de substituição das peças defeituosas. Segundo a companhia, o defeito nas peças foi causado por uma falha no controle de umidade das fábricas responsáveis pela produção dos deflagradores localizadas nos Estados Unidos e no México, enquanto os componentes produzidos na unidade da Alemanha eram mantidos sob as condições ideais.
Entre multas, processo de reposição das peças, que precisa ser gratuito para o consumidor, a companhia que também fabrica outros componentes automotivos, entrou com um pedido de falência nos Estados Unidos e Japão e vendeu suas operações para a Key Safety Systems, por cerca de US$ 1,59 bilhão. Com um lucro de cerca de US$ 6 bilhões em 2016, a conta de encargos pode chegar a US$ 10 bilhões.
A estimativa é que 70% dos carros em todo o mundo equipados com os air bags defeituosos da Takata ainda não tenham atendido a convocação para substituição da peça.