A Honda Automóveis do Brasil chama os proprietários de 1.920 unidades do Accord modelo 2003 a 2007 para uma segunda substituição do air bag do motorista. Esses exemplares já tiveram o dispostivo substituído, mas as novas peças também estava em um lote defeituoso da Takata.
De acordo com o comunicado da Honda, em caso de colisão frontal na qual o air bag pode ser ativado, há risco de rompimento da estrutura do insuflador. Essa é a peça responsável por inflar a bolsa. O rompimento da peça lança fragmentos metálicos contra os ocupantes do veículo. Assim, há risco de danos materiais, leões graves e até fatais aos ocupantes e a terceiros.
Para solucionar o caso, a Honda irá substituir novamente o conjunto de air bag do motorista nas unidades afetadas. O serviço é gratuito e a troca leva cerca de 48 minutos. Para outras informações e agendamento, a Honda coloca à disposição o telefone 0800 701 3432 e o site da marca.
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Entenda o caso dos air bags da Takata
O defeito no insuflador dos air bags da Takata teve as primeiras notícias divulgadas em 2014. Desde então, já atingiu 80 milhões de carros e 100 milhões de deflagradores das bolsas, no Brasil e no mundo.
Cerca de 30 montadoras têm carros com air bags da Takata. Entre elas, estão as também japonesas Honda e Toyota.
O deflagrador do air bag é uma peça responsável por inflar a bolsa na hora de um impacto. Ela fica envolvida por um revestimento metálico.
Em caso de colisão, a peça metálica se desfaz, enchendo a bolsa em milissegundos.
No caso dos air bags defeituosos da Takata, fragmentos metálicos do deflagrador podem ser lançados na direção dos ocupantes dos bancos dianteiros, causando ferimentos.
Apesar de o caso só ter se tornado público em 2014, envolve carros posteriores a esta data. Há registro de problema em um Honda Accord em 2004.
Confira abaixo a numeração de chassi dos modelos envolvidos: