A Hyundai Motor Brasil recebeu uma multa de R$ 1.707.160, aplicada pelo Procon-SP. O motivo é o desrespeito ao artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Esse artigo diz que “os fornecedores são responsáveis por consertar problemas que seus produtos venham a apresentar”.
Segundo o Procon-SP, a empresa não cumpriu com esse item ao deixar de reparar e ou substituir o estepe de um Creta 1.6 MT. Outras reclamações, também vindas de consumidores, que fazem parte da multa, são uma falha na pintura de um HB20 Comfort, bomba de combustível de um HB20S e a embreagem de um HB20 Comfort Plus.
- Ainda vale a pena comprar o Ford Ka com a chegada dos novos Onix e HB20?
- Citroën recebe multa de quase R$ 2 milhões por propaganda enganosa
No artigo 18 do CDC, diz que caso o problema não seja reparado em até 30 dias, o consumidor tem como alternativa, e a sua escolha, pedir a substituição do produto por outro igual, restituição da quantia paga, com reajuste ou o abatimento proporcional do preço.
A Hyundai recebeu a notificação do Procon e está avaliando o caso, mas não comentaremos neste momento a questão.
- Hyundai HB20 2020 tem no turbo seu grande destaque
- Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Procon-SP multou a Citroën recentemente
Na semana passada, a PSA Peugeot-Citroën, controladora das marcas francesas, foi multada em R$ 1,8 milhão por propaganda enganosa. Segundo o órgão, a empresa não cumpriu com uma oferta anunciada no site de um Citroën C4 Lounge 1.6 THP Auto anunciado a R$ 70.973,70.
*Atualizado às 15:25