No apagar das luzes de 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), órgão que faz parte do Ministério das Cidades, anunciou a prorrogação das datas limites para implantação das placas Mercosul e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe). Agora, para ambos, a data limite é 30 de junho de 2019.
Para as placas Mercosul, o texto que estava em vigor estipulava datas diferentes de implantação para determinados blocos de Unidades da Federação. O primeiro foi o Rio de Janeiro, que precisava iniciar até 3 de dezembro de 2018.
Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia até 10 de dezembro; Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul até 17 de dezembro. Acre, Alagoas, Maranhão e Paraná e Piauí até 24 de dezembro.
O último – e maior bloco – seria até o dia 31 de dezembro e inclui Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
- Documento do carro também poderá ser digital
- Placa Mercosul não terá brasões de cidades e Estados
- Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Documento digital do carro (CRLVe) também foi prorrogado
Aprovado em dezembro do ano passado, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe) deveria ser implantado até o próximo dia 31 de dezembro. Em novembro de 2018, o Contran alterou o texto, exigindo que o documento físico continuasse a ser expedido. Agora, a data limite de implantação também foi alterada para 30 de junho de 2019.
As informações sobre débitos relativos a tributos, encargos e multas de todos os veículos serão usadas para emissão do documento. O CRLVe só será emitido para veículos sem débitos e após o pagamento do seguro obrigatório, o DPVAT. Ele poderá ser utilizado por meio de um aplicativo no celular, como a CNH Digital.
BÔNUS: Os carros mais fáceis e baratos de reparar do Brasil
HATCH SUB-COMPACTO - VOLKSWAGEN UP!
O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou os melhores de cada categoria do CAR Group 2018, que avalia a facilidade e custo de reparos em casos de acidentes. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
SUV COMPACTO OFF-ROAD - SUZUKI JIMNY
É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos. Estes são os melhores em cada categoria do CESVI.
SEDÃ MÉDIO - CITROËN C4 LOUNGE
.
PICAPE COMPACTA CABINE DUPLA - VW SAVEIRO
.
PICAPE COMPACTA CABINE SIMPLES - VW SAVEIRO
.
SUV COMPACTO - PEUGEOT 2008
.
STATION COMPACTA - VW SPACEFOX
.
MINIVAN COMPACTA - CITROËN AIRCROSS
.
HATCH COMPACTO - VW POLO
.
SEDÃ COMPACTO - VW VIRTUS
.
HATCH COMPACTO OFF-ROAD - VW CROSS UP!
.