IPVA 2020 em SP terá vencimento igual ao de 2019; veja tabela

A tabela do IPVA 2020 de São Paulo será divulgada amanhã. O calendário de pagamento varia conforme o final da placa do veículo

ipva 2020
IPVA 2020 Crédito: Detran-SP/Divulgação

A tabela do IPVA 2020 de São Paulo será divulgada amanhã (14). Além dos valores, o informativo da Secretaria da Fazenda do Estado trará as datas de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores em 2020.

O calendário de pagamento varia conforme o final da placa do veículo. Além disso, é possível quitar a taxa à vista, com ou sem desconto, e parcelar em três vezes.

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista, em janeiro, tem desconto de 3%. Quem preferir pagar à vista, mas em fevereiro, perde o direito ao abatimento. No caso de parcelamento, o primeiro pagamento também deve ser feito em janeiro.

Veja as datas:

DIVULGAÇÃO

O calendário de pagamento varia conforme o final da placa do veículo. As datas acima são para automóveis, motocicletas, vans, picapes e outros utilitários, por exemplo. No caso de caminhões e ônibus, o pagamento obedece um calendário diferente.

É possível quitar a taxa à vista, com ou sem desconto, e parcelar em três vezes. O contribuinte que optar pelo pagamento à vista, em janeiro, tem desconto de 3%.

Quem preferir pagar à vista, em fevereiro, perde o direito ao abatimento. No caso de parcelamento, o primeiro pagamento também deve ser feito em janeiro.



IPVA 2020 varia conforme o veículo

A alíquota do IPVA 2020 é aplicada sobre a base de cálculo atribuída ao veículo. E varia conforme a categoria: carga, transporte de passageiros, picapes e motocicletas, por exemplo.

O menor imposto é para veículos de carga, como caminhões. Nesse caso, o IPVA 2020 em São Paulo é de 1,5% sobre o valor venal.

A faixa seguinte, de 2%, abrange quatro categorias diferentes. São elas: ônibus e micro-ônibus; caminhonetes de cabine simples; motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos; máquinas de terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares.

Para veículos com motores a etanol, gás natural veicular (GNV), e eletricidade, “ainda que combinados entre si” (híbridos), o imposto é de 3%. Donos de modelos elétricos e híbridos registrados na capital podem reaver 50% do valor pago de IPVA.

A taxa mais alta, de 4%, é fixada para a maioria dos veículos. É o caso de carros com motor flexível – utilizam etanol, gasolina e/ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

Veja o valor aproximado do IPVA 2020

Com base nos porcentuais acima, você pode saber o valor aproximado do IPVA 2020 em São Paulo. Isso porque o imposto costuma ser calculado com base nos preços médios de setembro do ano anterior. A partir do valor médio, basta aplicar o porcentual, de acordo com o tipo de veículo.

O “caminho” é o simples. Primeiro é preciso entrar no site da Fipe. Depois, escolha entre as seguintes consultas: carros e utilitários pequenos ou caminhões e ônibus ou motos.

Feito isso, no campo “período de referência”, escolha “setembro/2019”. Em seguida, clique em “digite ou selecione a marca do veículo”. A seguir, em “digite ou selecione o modelo do veículo”.

Nesse caso, a dica é checar o comprovante do IPVA 2019. Assim, dá para saber exatamente como o seu carro, moto ou caminhão aparece no banco de dados da Secretaria da Fazenda.

Para finalizar, entre no campo “digite ou selecione o ano modelo do veículo”. Aqui há outro macete. Se o veículo foi produzido em 2017, mas é modelo 2018, por exemplo, o que vale é o ano modelo, ou seja, 2018.

Falta de pagamento dá multa

Quem não recolher o IPVA no prazo fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias de inadimplência, a multa é fixada em 20% do valor do imposto.

Persistindo a falta de pagamento, o débito de IPVA é inscrito na dívida ativa e pode ser cobrado pela Fazenda do Estado mediante protesto. Nesse caso, a multa passará a 40% do valor do imposto.

A falta de pagamento impede o licenciamento do veículo, e é considerada infração gravíssima. Caso seja flagrado em uma blitz, o proprietário fica sujeito a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH),multa de R$ 293,47 e apreensão do veículo.

O pagamento do IPVA 2020 pode ser feito nos bancos conveniados (pela internet, guichê ou máquinas de autoatendimento). As casas lotéricas também recebem a taxa.



Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas