Redação

11/02/2021 - 5 minutos de leitura.

IPVA 2021 e licenciamento anual: o que acontece com o motorista que não paga

Em São Paulo, punições para inadimplentes vão desde multa até apreensão do veículo. Veja como quitar o IPVA e realizar o licenciamento do veículo

ipva 2021
IPVA 2021 fica 6,77% mais barato em São Paulo Crédito: Gabriela Biló/Estadão
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Em fevereiro, motoristas do Estado de São Paulo que parcelaram o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 pagam a segunda prestação. Para quem ainda não pagou, esta é a última oportunidade de quitá-lo em cota única, sem o desconto que janeiro oferecia. 

Já o licenciamento anual do veículo tem prazos diversos entre abril e dezembro, com um mês para cada final de placa: abril é o limite para o final 1, maio para o final 2, seguindo até dezembro, para o final 0.

O que acontece com quem não paga o IPVA?

O contribuinte que deixar de recolher o IPVA fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros de mora que incidem sobre o valor, com base na taxa Selic. Todavia, depois de 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Caso a inadimplência permaneça, o débito será inscrito em Dívida Ativa e, como consequência, a multa passará a 40% do valor do imposto, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual. O dono do veículo não poderá aproveitar um eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista, por exemplo. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá cobrá-lo mediante protesto.

Nota fiscal paulista ipva
Caso o motorista não quite o imposto, ficará impedido de aproveitar seus créditos da nota fiscal paulista, por exemplo Foto: JF Diorio/ AE

Além disso, quem não quitar o imposto, fica impedido de licenciar seu veículo, conforme calendário estabelecido pelo Detran-SP. Dessa maneira, o modelo que circula sem a documentação em dia poderá ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito, além de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para efetuar o pagamento, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada e informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). Então, realizar o recolhimento do IPVA 2021.

Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet, débito agendado ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas. Confira o calendário de pagamento em São Paulo.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

O que acontece com quem não paga o licenciamento do veículo?

De acordo com o artigo 230, inciso V., do Código de Trânsito Brasileiro, “transitar com o veículo que não esteja devidamente licenciado” é infração gravíssima. O motorista que cometê-la está sujeito a apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Assim, para o licenciamento ser emitido, o veículo precisa estar com todos os débitos vinculados quitados.

leilões
Além do pagamento da multa e do licenciamento, motorista deverá quitar também a diária do Pátio do Detran Foto: Detran-SP/Divulgação

No Estado de São Paulo, o licenciamento é feito digitalmente, sem necessidade do contribuinte ir a uma unidade do Detran ou do Poupatempo. Dessa forma, o proprietário deve informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) ou nas Lotéricas.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais