Kia e Hyundai, marcas sul-coreanas que pertecem ao mesmo grupo, anunciaram recall nos Estados Unidos por causa de risco de incêndio. A convocação conjunta afeta 378 mil unidades do Kia Soul, produzidos entre 2012 e 2016, além de 155 mil unidades do Hyundai Tucson (2011 a 2013) e Kia Sportage (2011 e 2012).
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
+ E que tal esse recall inusitado da Honda nos EUA?
De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade de segurança viária dos EUA, o motor 1.6 do Kia Soul pode se incendiar. A razão é uma possível “combustão anormal”, causada por excesso de temperatura dos gases de escape. Isso resultaria em fratura do bloco do motor, com consequente vazamento de óleo e possível incêndio.
O reparo consiste em reprogramar o software que gerencia o motor (ECU) e substituir o catalisador, se houver necessidade. O mesmo vale para os demais componentes do motor.
Tucson e Sportage
Hyundai Tucson e Kia Sportage, que compartilham a mesma plataforma e mecânica, também estão sendo chamados por causa de risco de incêndio. Porém, a razão é outra. Foi detectado possível vazamento de óleo pelo cárter.
Possivelmente, na montagem, não teria sido aplicado selante suficiente na junta entre o bloco do motor e o cárter. Por isso, se o carro funcionar por longos períodos com vazamento de óleo, o motor pode sofrer problemas por causa da falta de lubrificação. E pode até mesmo pegar fogo.
Os fabricantes não detalharam como pretendem sanar a falha. Provavelmente, a solução está na substituição do cárter, ou numa vedação melhor da junta.
Ainda não há informações se o recall vai alcançar as unidades vendidas no Brasil.