Redação

04/03/2019 - 3 minutos de leitura.

Kia e Hyundai fazem recall de mais de 500 mil carros nos EUA

Recall das sul-coreanas Kia e Hyundai nos Estados Unidos foi motivado por causa de risco de incêndio no motor

Crédito: O recall envolve 378 mil Kia Soul produzidos entre 2012 e 2016, por causa de risco de incêndio no motor. Foto: Kia/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Kia e Hyundai, marcas sul-coreanas que pertecem ao mesmo grupo, anunciaram recall nos Estados Unidos por causa de risco de incêndio. A convocação conjunta afeta 378 mil unidades do Kia Soul, produzidos entre 2012 e 2016, além de 155 mil unidades do Hyundai Tucson (2011 a 2013) e Kia Sportage (2011 e 2012).

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

+ E que tal esse recall inusitado da Honda nos EUA?

Continua depois do anúncio

De acordo com a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade de segurança viária dos EUA, o motor 1.6 do Kia Soul pode se incendiar. A razão é uma possível “combustão anormal”, causada por excesso de temperatura dos gases de escape. Isso resultaria em fratura do bloco do motor, com consequente vazamento de óleo e possível incêndio.

O reparo consiste em reprogramar o software que gerencia o motor (ECU) e substituir o catalisador, se houver necessidade. O mesmo vale para os demais componentes do motor.


Tucson e Sportage

Hyundai Tucson e Kia Sportage, que compartilham a mesma plataforma e mecânica, também estão sendo chamados por causa de risco de incêndio. Porém, a razão é outra. Foi detectado possível vazamento de óleo pelo cárter.

Possivelmente, na montagem, não teria sido aplicado selante suficiente na junta entre o bloco do motor e o cárter. Por isso, se o carro funcionar por longos períodos com vazamento de óleo, o motor pode sofrer problemas por causa da falta de lubrificação. E pode até mesmo pegar fogo.

Os fabricantes não detalharam como pretendem sanar a falha. Provavelmente, a solução está na substituição do cárter, ou numa vedação melhor da junta.


Ainda não há informações se o recall vai alcançar as unidades vendidas no Brasil.

Notícias relacionadas

Recall

Recall da Fiat Toro: linha 2024 terá de trocar cobertura do airbag

Recall

Ford faz recall de 125 mil carros; veja modelos envolvidos

Recall

Airbags defeituosos da Takata fazem novas vítimas nos EUA

Recall

Recall do Chevrolet Tracker por risco de incêndio envolve quase 80 mil unidades

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Ver agora