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Já fez o licenciamento? Entenda os riscos de rodar com o carro irregular
Legislação

Já fez o licenciamento? Entenda os riscos de rodar com o carro irregular

Calendário do licenciamento 2022 tem dois finais de placa por mês; donos de veículos com finais 3 e 4 têm até 31 de agosto para quitar dívida

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22 de ago, 2022 · 5 minutos de leitura.

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IPVA
IPVA tem calendário de vencimento a partir de 11 de janeiro
Crédito:Gabriela Biló/Estadão

Em São Paulo, o Licenciamento 2022 está chegando à metade, com o início da regularização dos veículos com placas de finais 5 e 6 a partir de 1º de setembro. Por ora, os proprietários de carros e motos com placas de finais 3 ou 4 têm até o dia 31 de agosto para renovar o documento.

Conforme o calendário paulista, alterado neste ano por causa do parcelamento maior do IPVA, o Licenciamento 2022 vai de julho a dezembro. Assim, excepcionalmente, cada mês terá dois finais de placas (veja o calendário abaixo). A taxa é a mesma, no valor de R$ 144,86, para veículos 0km ou usados. Já o seguro DPVAT deixou de ser obrigatório.

Ainda não regularizou o carro?

Com o aumento expressivo do IPVA 2022, como consequência da disparada dos preços dos carros, muita gente ainda não quitou o imposto. E, por isso, está impossibilitado de regularizar o veículo. Dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz) apontam um salto de 426,6% no número de inadimplentes. O total subiu de 1,226 milhão, em 2021, para 6,456 milhões no primeiro semestre. E a conta pode ficar mais salgada.

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Isso porque, quem for pego com o licenciamento pendente, leva multa gravíssima no valor de R$ 293,47, e recebe sete pontos na Carteia Nacional de Habilitação (CNH). Para piorar, o veículo é recolhido para o pátio do Detran, com cobrança diária. Essas são as punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por fim, sem a regularização do documento, o CRLV recebe um bloqueio. E o veículo fica, então, proibido de circular legalmente nas ruas.



licenciamento
Detran.SP/Divulgação

Desde 3 de janeiro de 2022, o serviço de licenciamento antecipado está disponível no Estado de São Paulo. Vale para todos os veículos, independentemente do final de placa. O serviço do Detran.SP busca justamente facilitar o pagamento do tributo junto com o IPVA. Cabe salientar que, quem preferir, pode aguardar o calendário anual, de acordo com o final da placa. Por exemplo, carros com placas de final 0 (zero) têm prazo até dezembro.


Como licenciar

Para licenciar o veículo, basta informar o número do Renavam. Em seguida, é só pagar a taxa. Dá para quitar o imposto via internet banking, nas casas lotéricas ou em caixas eletrônicos e aplicativos. Entre as instituições credenciadas, estão Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Junto com o licenciamento, todos os débitos, como multas e IPVA, por exemplo, deverão ser quitados. Caso contrário, o processo trava.

Na sequência, o documento digital fica, então, disponível para download e impressão. Assim, basta acessar o item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Senatran. No mais, os aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT) realizam o serviço – nas plataformas Android e iOS.

CRLV digital
Vagner Aquino/Jornal do Carro

A versão eletrônica fica disponível no celular. Outra novidade é que, em apps como o da Carteira Digital de Trânsito, todas os condutores do veículo podem ter o documento digital no smartphone. Além disso, quem preferir ter a versão impressa, pode imprimir em papel comum (A4). Afinal, a confecção do documento em papel moeda foi extinta.

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Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.