Em 2025, o valor da taxa do licenciamento anual de veículos em São Paulo subiu. Custa R$ 167,74, enquanto em 2024 era de R$ 160,22. Alta de 4,69%. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o pagamento pode ser realizado de forma digital ou presencial nos canais autorizados.
Os prazos para pagamento seguem o calendário estabelecido pelo Detran-SP. Na prática , o formato é o mesmo dos anos anteriores, dividido conforme o número final da placa de identificação do veículo. Entretanto, de acordo com órgão, os motoristas paulistas já podem pagar o licenciamento, independentemente da data de vencimento. Assim, é possível ter a situação regularizada de forma antecipada, antes do início do calendário oficial, no segundo semestre.

Veja, abaixo, o calendário completo:
1 e 2, julho;
3 e 4, agosto;
5 e 6, setembro;
7 e 8, outubro;
9, novembro;
0, dezembro.
Como pagar?
Depois de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o proprietário precisa fazer o licenciamento do veículo. O documento é obrigatório para rodar pelas ruas brasileiras. Para quitar, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa em caixas eletrônicos ou pelo sistema online do banco escolhido. Casas Lotéricas ou as próprias agências bancárias também recebem.
Após quitar a taxa, o proprietário do veículo deverá acessar o portal do Detran-SP, do Poupatempo ou do Senatran, ou os respectivos aplicativos, para ter o acesso digital ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Quem quiser, pode imprimir em papel sulfite A4.
E quem não fizer?
Quem conduz veículo não licenciado comete infração gravíssima. Tem punição com multa de R$ 293,47, soma sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, no caso de blitz, há grande possibilidade de remoção do veículo ao pátio. Quem determina é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para recuperar o veículo, o proprietário deverá pagar todas as dívidas pendentes, assim como o valor da remoção e a estadia no pátio.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!