A aplicação de multa para pedestres e ciclistas que andarem fora de áreas permitidas no trânsito foi adiada para o ano que vem. A regra, que passaria a valer em abril, agora só entrará em vigor a partir de 1º de março de 2019.
O Denatran explicou que o adiamento tem o objetivo de dar mais tempo de adaptação para os órgãos de trânsito. Esta punição já está prevista desde 1997 no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas só foi regulamentada em resolução publicada em outubro de 2017.
Valor da multa
Para pedestres, a multa será de R$ 44,19. Serão punidos aqueles que atravessarem fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea, que pararem no meio da rua e que utilizarem as vias sem autorização para festas, práticas esportivas ou atividades que prejudiquem o tráfego de veículos.
Já os ciclistas que descumprirem as regras terão que arcar com uma multa de R$ 130,16. A aplicação será feita para quem trafegar em vias de trânsito rápido, sem cruzamentos, pedalar sem nenhuma mão no guidão e transportar peso incompatível.
Em vias sem ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, o ciclista deve andar na lateral da pista e no mesmo sentido dos carros. Em calçadas, só poderão pedalar quando houver sinalização de permissão para bicicletas.
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LIMITES DE VELOCIDADE PELO MUNDO
Na Argentina, os limites de velocidade em áreas urbanas variam entre 40 e 70 km/h. Já em rodovias, são 80 ou 90 km/h nas de pista simples e de 100 a 130 km/h nas de pista dupla.
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ALEMANHA
Em linhas gerais, há três limites de velocidade no país: 50 km/h em áreas urbanas, 100 km/h em vias expressas onde não houver construções por perto e 130 km/h em autoestradas. O país é famoso por suas autobahne, mas, ao contrário do que muitos pensam, apenas alguns trechos dessas estradas têm velocidade liberada; em outros, há limites variáveis (que podem mudar por fatores como condições climáticas, o que é informado em painéis digitais). A tolerância a excessos é muito baixa: rodando 3 km/h acima do limite estabelecido, o motorista já está sujeito a multa
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AUSTRALIA
Na Austrália, os limites são de 50 km/h em ruas residenciais, 60 km/h em avenidas, 70 ou 80 km/h em vias expressas, 80 a 100 km/h em rodovias de pista simples e 100 a 110 em autoestradas com pista dupla
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BRASIL
A rigor, o Código de Trânsito Brasileiro dá orientações gerais sobre os limites de velocidade: 40 km/h em ruas, 60 km/h em avenidas, 80 km/h em vias expressas. Nas rodovias, o limite varia entre 80 e 120 km/h.
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CANADÁ
Dentro das cidades canadenses, pode-se rodar de 30 a 80 km/h, conforme as características de cada via. Nas estradas de pista simples, de 60 a 100 km/h; nas autoestradas, de 70 a 120 km/h. Com apenas 1 km/h acima do limite, já Há risco de multa.
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CHINA
Na superpopulosa China, o limite de velocidade oscila entre 30 e 60 km/h em áreas urbanas. Nas estradas, é de 60 a 80 km/h em rodovias de pista simples e de 100 a 120 km/h em autoestradas.
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ESTADOS UNIDOS
Nos Estados Unidos, a competência para definir os limites de velocidade é de cada Estado, o que gera grandes variações entre uma região e outra. Em áreas urbanas, por exemplo, os limites podem variar de 25 a 75 milhas por hora (40 a 120 km/h); já nas highways norte-americanas, podem ser de 60 a 80 mph (97 a 129 km/h), sendo que há uma rodovia no Texas que permite 85 mph (137 km/h).
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FRANÇA
Na França, o limite em áreas urbanas é de 50 km/h (ou 30 km/h, em bairros residenciais). Em rodovias menores, são 90 km/h, podendo cair para 80 km/h se estiver chovendo. Nas autoroutes, varia de 110 a 130 km/h.
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JAPÃO
No Japão, dentro das cidades é preciso dirigir a não mais que 40 km/h. O limite varia entre 50 e 80 km/h em rodovias de pista simples e vai de 80 a 110 km/h em autoestradas.
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REINO UNIDO
Os limites de velocidade britânicos são de 30 mph (48 km/h) em áreas urbanas, 60 mph (97 km/h) em rodovias de pista simples e 70 mph (113 km/h) em autoestradas.