Você está lendo...
Multas de trânsito poderão ser notificadas em tempo real
Legislação

Multas de trânsito poderão ser notificadas em tempo real

Projeto de lei, em trâmite na Câmara, prevê que condutor receba aviso de autuação por e-mail ou SMS

21 de jul, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Multas de trânsito poderão ser notificadas em tempo real
Se projeto for aprovado, proprietário será avisado por e-mail ou SMS assim que multa for lavrada

Um projeto de lei elaborado pelo deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF) pode transformar a forma como são feitas as notificações de infrações de trânsito. Hoje, elas chegam ao proprietário do veículo pelo correio, o que chega a levar alguns meses, dependendo do caso. Se o projeto for aprovado, porém, o dono do veículo passará a ser avisado em tempo real sobre as multas, por meio de e-mail ou mensagem de texto no celular.

A ideia da notificação eletrônica não é substituir a autuação tradicional, que continuará sendo feita pelo correio, mas sim servir como uma comodidade extra. O aviso conterá informações básicas como tipo de infração, data, hora e local.

Publicidade


Para o condutor, ao receber a notificação imediatamente, será mais fácil entender a razão da multa – no sistema atual, ao receber a carta pelo correio, muitos condutores já não lembram mais das circunstâncias que geraram uma infração cometida meses atrás – e também controlar a pontuação acumulada na CNH, evitando a perda da habilitação.

Os procedimentos da notificação eletrônica serão definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), caso o projeto de lei seja aprovado. Caberá ao proprietário de cada veículo manter seus dados cadastrais eletrônicos atualizados junto ao Detran de seu Estado para que possa receber as notificações pelo e-mail ou celular.


Deixe sua opinião