O Detran-PR isentou motoristas do estado do Paraná de taxas para retestes de exames médicos e psicológicos em casos de resultados inconclusivos. Criada para facilitar a vida dos motoristas e facilitar a acessibilidade dos serviços. Antes da medida, era necessário pagar novamente por um novo teste em caso de resultado inconclusivo, dificultando o acesso à renovação da CNH, por exemplo.
Contudo, ainda existe uma condição para a isenção. Faz-se necessário que o motorista retorne à clínica em até 30 dias após o teste inicial. Desta forma, estimula-se a rapidez no processo, permitindo que mos motoristas consigam agilizar as pendências de maneira rápida e eficaz, por exemplo, evitando assim custos adicionais.
Medida do Detran-PR tenta agilizar o processo de reteste

Dentre os benefícios da medida, estão a economia de tempo e também de dinheiro, acima de tudo. Além disso, houve também a expansão do credenciamento para clínicas de todos os 399 municípios do estado, por exemplo. Antes, os testes e retestes eram concebidos apenas em cidades com Centros de Registro de Veículos Automotores.
Contudo, há alguns outros melhoramentos esperados para acontecer no Detran-PR até o ano de 2025. Entre eles estão:
- Ampliação no número de clínicas credenciadas: Isso trará maior capilaridade, fazendo com que o serviço de exames alcance mais áreas do estado.
- Revisão de taxas: as tarifas deverão ser atualizadas após longo período sem reajustes, alinhando-se a padrões nacionais para garantir valores justos.
- Facilidade nos serviços: com a expansão do credenciamento, espera-se que as filas e o tempo de espera sejam significativamente reduzidos.
Assim, as medidas adotadas facilitam não só o acesso aos serviços como atendem com maior eficiência às demandas dos motoristas do estado, por exemplo. Seja como for, com a retirada da restrição geográfica, torna-se mais democrático o acesso às avaliações médicas e psicológicas, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!