Você está lendo...
Placas de trânsito: aprenda a ler os padrões, evite multas e ganhe tempo
Prêmio BYD Mobilidade 2024 | Participe da votação popular em 4 categorias! Vote agora
Legislação

Placas de trânsito: aprenda a ler os padrões, evite multas e ganhe tempo

As placas de trânsito são criadas para oferecer uma fácil leitura e compreensão; veja os padrões de formatos e cores, e saiba identificá-las

Redação

09 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

placas de trânsito
As placas de trânsito utilizam alguns formatos, padrões e cores que facilitam sua compreensão imediata
Crédito:Julio Szymanski/AE

Ao conduzir um veículo por vias públicas, compreender a linguagem das placas de trânsito é fundamental. Isso garante a segurança pessoal, dos passageiros, bem como de todos os usuários. E ainda evita multas. As placas de sinalização são cuidadosamente projetadas para transmitir informações de maneira clara e eficiente. Para isso, utilizam cores, formatos e símbolos específicos. Entenda a seguir como reconhecer esses sinais.



Placas de trânsito: entenda as cores e formatos

As placas redondas, com fundo branco e letras em preto e/ou vermelho, dão diretrizes claras. Portanto, ignorá-las resultará em infração. A cor vermelha é um alerta de perigo, geralmente presente em placas de proibição, identificadas por uma barra diagonal sobre o símbolo.

Já as placas amarelas são vistas nas rodovias, por exemplo. Isso ocorre porque essa cor chama mais atenção. Além disso, é facilmente visível à noite, ao refletir a luz dos faróis. Os losangos advertem sobre curvas, lombadas ou a presença de animais na pista.


Elétrico Volvo EX30 lê placas e trânsito e tem preço de Corolla Cross

Por sua vez, as placas verdes indicam direções, saídas de bairros e outras informações sobre o caminho. Por isso, podem ocupar toda a largura da via. Já as placas azuis informam sobre serviços e pontos de interesse, como postos de combustível, restaurantes e atrações turísticas, por exemplo.

Ler placas de trânsito ajuda a evitar multas e perder tempo

Dominar a leitura das placas de trânsito não é apenas uma habilidade útil, mas uma forma de economizar tempo e evitar multas. Isso inclui compreender o uso das faixas de ônibus. Além dos horários de proibição, alguns corredores de ônibus são liberados para todos os veículos em horários específicos. Entretanto, a utilização das faixas "preferenciais" para ônibus é recomendada apenas para fazer conversões.


Desrespeitar essas regras resulta, portanto, em multas substanciais e pontos na CNH. Além disso, ao estacionar, fique atento às placas que indicam horários e limites. Bem como a necessidade de utilizar o sistema de Zona Azul. Parar ou estacionar em locais proibidos pode acarretar em penalidades financeiras e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Portanto, estar atento às placas de trânsito é essencial para uma condução consciente, segura e livre de infrações. Conhecer o significado das placas e seguir as regras contribui para um trânsito mais organizado e tranquilo. E beneficia a todos os usuários das vias públicas.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Renault Megane E-Tech elétrico: preço, tamanho e desempenho
Deixe sua opinião