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Monica Zarattini/Estadão

Pneus ruins rendem multa e até apreensão do carro; veja dicas

Além de calibrar os pneus, motorista deve ficar atento ao estado de conservação dos componentes; mau estado rende 5 pontos na CNH

Por Vagner Aquino 14 de jan, 2024 · 4m de leitura.

Nem todo mundo dá a devida importância aos pneus, mas sabia que eles interferem até no consumo? Quem os calibra da maneira correta gasta menos durante as visitas aos postos de abastecimento. Para se ter ideia, pressão abaixo do indicado pode aumentar o consumo em até 20%. Mas os cuidados não se restringem a calibragem. Afinal, quem tiver com os pneus carecas comete infração grave e pode ter o carro apreendido.

O componente, que é o principal ponto de contato do veículo com o solo, precisa estar sempre em bom estado de conservação. Portanto, calibre em média semanalmente ou a cada 15 dias. A pressão correta consta no manual do condutor e, dependendo do carro, no canto da porta do motorista e até mesmo na portinhola do tanque de combustível.

Um pneu sem gasto em excesso e com a calibragem em dia aumenta a segurança. Afinal, pontos como frenagem e aceleração, por exemplo, dependem deles para ter êxito. Um pneu careca, por exemplo, perde a aderência no asfalto e, assim, compromete a estabilidade. Nestes casos, sobre lâminas d’água, a aquaplanagem é certa, afinal, o trabalho dos sulcos fica inviável na banda de rodagem do componente – ao invés de gerar contato, os pneus deslizam sobre a água.

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Pneu careca facilita a aquaplanagem (JF DIORIO/ESTADÃO)

Multa

Portanto, siga a recomendação. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante” comete infração grave. O mau estado de conservação, além de comprometer a segurança, resulta em multa de R$ 195,23, adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o risco de retenção do veículo. Neste caso, não tem como escapar da regularização. Só a partir disso o carro é liberado.

Cabe lembrar que pneu tem prazo de validade. A informação consta nas laterais do componente. E sempre verifique a marcação do TWI (fica entre os sulcos da banda de rodagem). A sigla, que vem de Tread Wear Indicator, indica o desgaste da borracha. Desse modo, se os sulcos do pneu estiverem rentes à banda de rodagem, é hora de fazer a troca. O mesmo vale para rasgos, bolhas e outras avarias.

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