Projeto prevê CNH 'C' para guiar carro de 300 cv

A Câmara está analisando um projeto do deputado Paulo Foletto (PSB-ES) que determina a obrigatoriedade de CNH com categoria C (para motoristas de veículos de carga) para quem guiar veículos com potência acima de 300 cv

Por 29 de dez, 2011 · 3m de leitura.

A Câmara dos Deputados está analisando um projeto do deputado Paulo Foletto (PSB-ES) que determina a obrigatoriedade de carteira de habilitação com categoria C para que o motorista possa guiar veículos com potência acima de 300 cv. Atualmente esse tipo de exigência é feito para condutores de veículos de carga.

De acordo com texto publicado no site da Câmara, os interessados em tirar carteira do tipo C, para guiar veículos de carga com peso acima de 3,5 toneladas, deverão estar habilitados há pelo menos um ano na categoria B e não ter cometido infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os 12 meses anteriores (Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97).

O objetivo da proposta é reduzir o número de acidentes com veículos potentes, como o ocorrido no início de outubro envolvendo um Camaro SS (com motor V8 de 406 cv). A bordo do esportivo da Chevrolet, o estudante Felipe de Lorena, de 19 anos, causou uma série de colisões em um percurso de cerca de dez quilômetros, entre as zonas oeste e norte da capital.


Ele bateu em quatro carros ao invadir uma motofaixa em Perdizes, atropelou duas pessoas na Freguesia do Ó e parou somente ao atingir dois veículos no bairro do Limão. A fuga deixou ao menos quatro pessoas feridas, uma delas em estado grave, que faleceu dias depois. Com sinais de embriaguez, o jovem foi preso em flagrante.