Não é mais permitido abastecer além do limite automático das bombas de combustível em São Paulo. Uma nova lei, de janeiro deste ano, proíbe que os postos de todo o estado forneçam combustível após o desarme do sistema automático das bombas.
A normativa nº 16.656/18, de autoria do deputado estadual Marcos Martins (PT), tem como objetivo preservar o meio ambiente da exposição do benzeno, composto presente na gasolina. Quando o limite da bomba é desrespeitado, os vapores do benzeno se desprendem da gasolina e são expelidos no ar. Além de contaminar o meio ambiente, a substância coloca em risco a saúde de motoristas e frentistas.
O tanque de combustível possui uma peça chamada cânister, cuja função é filtrar as emissões de vapor liberadas pelo veículo, evitando que gases tóxicos cheguem ao meio ambiente. “Se o tanque é inundado com gasolina em excesso, ela não consegue tratar os poluentes que são liberados”, explica o engenheiro Pedro Lion da Cobli, startup especializada em controle de frota, telemetria e roteirização.
Além do risco à saúde, a ação danifica o cânister, que precisará ser trocado com o tempo. Para piorar, as partículas de carvão ativo presentes na peça podem ser expelidas e sugadas pela bomba de combustível, provocando falhas ao chegar no sistema de injeção.
O benzeno está na Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (LINACH), criada pelos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), Previdência Social (MPS), Saúde (MS) e divulgada pelo Diário Oficial da União.
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Ranking de economia
O Conpet, programa de etiquetagem veicular do Inmetro, divulgou os resultados de 2017. A partir do consumo aferido pelo instituto, formulamos o ranking dos dez carros mais econômicos do Brasil. Para essa lista, consideramos a média de consumo (cidade/estrada) com etanol. Por isso, ficaram de fora modelos híbridos, a diesel e os apenas a gasolina. Consideramos apenas uma versão por carro (a mais econômica).
10º Volkswagen Voyage 1.0
Média de 9,8 km/l
9º Chevrolet Prisma 1.0
Média de 9,85 km/l
8º Ford Ka 1.0
Média de 10 km/l
7º Volkswagen Gol 1.0
Média de 10,1 km/l
6º Fiat Uno 1.0
Média de 10,15 km/l
5º Fiat Argo 1.0
Média de 10,3 km/l
4º Citroën C3 1.2
Média de 10,3 km/l
3º Fiat Mobi 1.0 12V manual
Média de 10,45 km/l
2º Peugeot 208 1.2
Média de 10,7 km/l
1º Volkswagen Up! TSI
Média de 10,75 km/l