O Senado Federal aprovou o projeto de lei que obriga as concessionárias de energia elétrica a instalarem pontos de recarga que forem solicitados por proprietários de carros elétricos e híbridos. Contudo, o novo texto ressalta que os custos de instalação e consumo serão exclusivamente dos clientes. O PLC 65/2014, de autoria do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD/GO), agora segue para a Comissão de Infraestrutura da Câmara dos Deputados.
Se o projeto virar lei, os proprietários dos veículos poderão pedir a instalação de um ponto de recarga em edifícios comerciais e residenciais e em vias públicas, com a autorização do poder público local. O cliente será cobrado por tarifa pré-paga ou em conta de energia separada. Isto o ajudará a ter controle sobre os gastos de consumo do carro.
Além da aprovação do projeto, será necessária a regulamentação sobre a instalação das tomadas de recarga. Para isso, o texto recebeu uma emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
VEJA TAMBÉM: OS CARROS QUERIDINHOS DE 2017
Chevrolet Equinox
Mal chegou ao mercado e já tem filas de espera longas. Entregas de quem comprá-lo agora estão previstas para o ano que vem.
Jeep Compass
Mesmo sendo um médio com preço inicial superior a R$ 100 mil, é o SUV mais vendido do Brasil.
Chevrolet Prisma
Quinto carro mais vendido do País, está muito à frente dos concorrentes, como HB20S e Etios Sedan, no número de emplacamentos.
Chevrolet Onix
Em seu auge, o Gol nunca foi tão líder quanto o Onix é agora. Ele vende mais que a soma dos emplacamentos de segundo e terceiro colocados.
Toyota Corolla
O segmento de sedãs médios está entrando em decadência, mas o Corolla mantém suas vendas avassaladoras, com cadeira cativa na lista dos dez carros mais emplacados do País.
Renault Kwid
Em seu primeiro mês de vendas, foi o segundo carro mais emplacado do País.
Fiat Argo
Teve um começo morno, mas agora já é o Fiat mais vendido para o consumidor final (no varejo)
Ford Ka
Nos últimos dois meses, apareceu na vice-liderança do ranking, à frente do HB20.
Hyundai Creta
Lançado no início do ano, já começa a brigar com o HR-V pelo posto de SUV compacto mais vendido do País.