Serviço: Regras para a boa geometria

Ângulos de câmber e cáster devem ser checados ao fazer o alinhamento. As medidas variam de carro para carro e devem ser verificadas no manual do proprietário


BELISA FRANGIONE

O alinhamento da direção e o balanceamento das rodas do veículo devem ser feitos, em média, a cada 10 mil quilômetros. Durante o serviço, é comum a verificação das medidas de cáster, que é o paralelismo entre as rodas, e do câmber (nível de inclinação). Caso seja preciso, os ajustes devem ser feitos em oficinas especializadas e partem de R$ 90.

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Referências fora do padrão original indicam defeitos que podem surgir após colisões, queda em buracos ou mesmo por desgaste natural de componentes. Se os ângulos estiverem fora do padrão, os efeitos vão de redução da estabilidade do carro em movimento a danos aos pneus.

As medidas variam de carro para carro e devem ser verificadas no manual do proprietário. Segundo especialistas, alguns sinais indicam que é preciso procurar uma oficina.

“Primeiro, deve-se verificar os quatro pneus. Se houver desgaste do lado de fora, é porque o câmber está positivo e a roda, voltada para dentro. Desgaste do lado de dentro indica que o ângulo está negativo e a roda voltada para fora”, explica o representante do Sindirepa-SP, o sindicato das reparadoras, Eduardo de Oliveira Neves.

No caso do cáster, o sintoma mais comum é a sensação de que o veículo está “puxando”.

“Se for apenas em uma direção, como se uma das rodas estivesse à frente da outra do mesmo lado, o ideal é procurar um especialista”, afirma o conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE) Francisco Satkunas.

A verificação é feita por meio de um sistema digital que compara as medidas do conjunto no momento às do ângulo correto.

“Muita gente acha que o alinhamento e o balanceamento são suficientes. Nesse caso peço ao cliente para assinar um termo se responsabilizando caso surja algum dano no pneu ou haja comprometimento da segurança do carro”, diz o gerente da Della Via Tatuapé (2671-4555), na zona leste, Rafael Rodrigues.

Na oficina, fazer alinhamento e balanceamento custa de R$ 90 a R$ 150. Ajustar câmber e cáster vai de R$ 90 a R$ 180.
Na unidade da zona oeste da Caçula de Pneus (3040-6464), fazer o serviço completo parte de R$ 268 e varia conforme o carro.

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