
A Prefeitura de São Paulo divulgou na última sexta-feira, 18, a portaria de nº 184, que institui mudanças nas regras que definem quais carros podem ser utilizados como táxi na cidade. Com algumas das mudanças, como a exigência mínima de 2,45 m de entre-eixos, carros como o Chevrolet Classic e o Fiat Siena (o antigo) não poderão mais ser homologados pelos motoristas. O Fiat Grand Siena continua habilitado.
Além do entre-eixos, foi estipulado uma largura mínima de 1,65 m que esses modelos também não atendem. Outras exigências são o ar-condicionado e direção hidráulica ou elétrica para essa categoria. O Volkswagen Voyage, por exemplo, continua homologado no limite exato tanto de entre-eixos quanto de largura.
Para a categoria especial, a largura mínima é de 1,75 m e entre-eixos de 2,60 m. Pelo entre-eixos, o Chevrolet Cobalt e o Renault Logan se encaixariam, mas nenhum atende a largura mínima exigida – ambos tem 1,73 m, apesar dos entre-eixos de 2,62 m e 2,63 m, respectivamente.
Na categoria luxo, a largura mínima se mantém em 1,75 m, mas o entre-eixos cresce para 2,65 m, deixando claro que nesse segmento poderão ser utilizados apenas sedãs médios, que conseguem cumprir com os requisitos.
Os motoristas cadastrados, das três categorias, tem 90 dias para se adequar a nova portaria. Quem já tem um veículo, ao realizar a troca por um novo modelo deverá atender as exigências supracitadas desde já.
A portaria serviu também para a adequar as regras da cidade as mudanças do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), redigindo a exigência de airbag duplo frontal e ABS, que já são obrigatórios em todos os carros produzidos no País desde o início de 2014. A ideia é gerar uma “nota de corte” na qualidade dos veículos e serviços oferecidos, uma vez que as pessoas estão optando pelo aplicativo Uber.
BÔNUS: Veja 20 lançamentos esperados para o Brasil em 2016
Kia Sportage
Importado do México, utilitário que foi destaque da marca no Salão de Frankfurt, na Alemanha, deve ser lançado no segundo trimestre
Audi A4
Nova geração do sedã médio da montadora alemã chega ao Brasil no primeiro trimestre do ano que vem
Chevrolet Camaro
Sexta geração do muscle car está prevista para desembarcar até meados de 2016
Kia Soul EV
A Kia confirmou recentemente a intenção de comercializar no próximo ano a versão elétrica do monovolume, mostrada ao público brasileiro durante o Salão de São Paulo, em outubro do ano passado
Audi Q3
Repaginado, o utilitário da Audi sairá da planta da marca em São José dos Pinhais, no Paraná. As vendas devem começar ainda no primeiro semestre de 2016
Ford Edge
O crossover canadense desembarcará nas lojas no primeiro trimestre. A segunda geração do modelo traz a nova identidade visual da Ford, que não divulgou o motor com que ele estará disponível no País
Renault Captur
Nacionalizado, o jipinho será feito sobre a plataforma do Duster, e lançado no mercado brasileiro no segundo semestre de 2016
Nissan Kicks
Revelado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado, modelo sairá da fábrica da Nissan em Resende (RJ); lançamento deverá ocorrer no meio do ano
Jaguar F-Pace
Mostrado durante o Salão de Frankfurt, em setembro passado, primeiro crossover da marca inglesa está agendado para o ano que vem
Ferrari 488 Spider
Versão conversível do superesportivo italiano dará as caras no Brasil no segundo semestre
Volkswagen Passat
Oitava geração do sedã médio chegará às concessionárias da marca alemã na segunda quinzena de janeiro
Fiat Toro
Produzida em Goiana, em Pernambuco, picape da Fiat chegará às lojas da marca logo no início do ano que vem
Audi Q7
Utilitário 'brutamontes' da montadora alemã estará em solo nacional no segundo semestre
Chery QQ
A marca chinesa pretendia iniciar a produção do novo QQ ainda este ano, mas os planos foram adiados. A expectativa é que o carrinho vira nacional ainda no primeiro trimestre do ano que vem
Chevrolet Cruze
Principal lançamento da marca para o ano que vem, sedã está previsto para o fim do segundo semestre, já como linha 2017
Mitsubishi L200 Triton
A nova geração da picape japonesa será o destaque da marca no Salão de São Paulo, em outubro de 2016. As vendas devem começar logo em seguida
Ford Ranger
Reestilizada, nova Ranger sairá às ruas ainda no primeiro semestre
Chery Tiggo
A nova geração do utilitário chinês será nacional. No entanto, a fabricação no País está agendada apenas para 2017. Antes disso, o modelo será importado e chegará até o final do ano
Land Rover Evoque Conversível
Baseado na versão duas portas, que naturalmente já tem mais rigidez estrutural,o modelo está confirmado para 2016. Mas apenas algumas poucas unidades serão vendidas por aqui
BMW X1
A nova geração do X1 sairá da planta da marca em Araquari (SC), entre março e abril do ano que vem
Honda Civic
Nova geração do sedã Honda será produzida em Sumaré e é esperada para o segundo semestre