Uber paralisa serviços na França

Aplicativo usado para requisitar carros com motoristas parou de funcionar para protestar contra governo

Por 09 de fev, 2016 · 3m de leitura.

O aplicativo de requisição de motoristas privados Uber promoveu hoje uma paralisação de seus serviços em toda a França. Entre as 11 horas e as 15h desta terça-feira, o app parou de funcionar, em solidariedade ao protesto contra o governo promovido pelos motoristas cadastrados no serrviço.

Na França, o Uber tem 12 mil motoristas inscritos e 1,4 milhões de usuários, de acordo com informações da agência Bloomberg.


O protesto dos motoristas do Uber foi realizado na Place de la Nation, em Paris, e representa um novo episódio na guerra entre os profissionais do app e os taxistas comuns.

No mês passado, os donos e motoristas de táxis da França fizeram também um protesto para pressionar o governo a tomar atitudes contra o Uber.

Em resposta, o primeiro ministro francês, Manuel Valls, prometeu criar uma unidade especial da polícia para fiscalizar e impor restrições contra os carros inscritos no aplicativo. Isso motivou o protesto dos motoristas do Uber.


Vale lembrar que, no Brasil, também há esse tipo de problema. Os taxistas argumentam que os motoristas que operam no Uber não estão sujeitos a taxas e alvarás. Em contrapartida, esses profissionais não contam com algumas isenções destinadas aos taxistas, como descontos nas compras dos carros, por exemplo.