.jpg)
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) anunciou nesta quinta-feira, 17, que o uso de extintor de incêndio em veículos de passeio passa a ser optativo no Brasil. A decisão foi tomada com base em uma série fatores, mas o que mais pesou foi que os fabricantes de extintores disseram que seria necessário de 3 a 4 anos para atender a demanda pelo dispositivo do tipo ABC.
Após reunião com os fabricantes automotivos, o Departamento Nacional de Trânsito também informou que uma série de evoluções nos últimos anos resultaram em maior segurança contra incêndios, entre eles o corte automático de combustível em caso de colisão, o posicionamento do tanque fora do habitáculo e a capacidade de combustão dos materiais utilizados.
Todavia, para veículos de transporte comercial de passageiros, como ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-tratores e também para o transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos, o uso do dispositivo continua obrigatório. Em caso de extintor fora da validade ou sem, o motorista será punido com cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69.
Entenda o caso do extintor. Em 15 de dezembro de 2014, o Contran divulgou uma nota dizendo que os novos extintores do tipo ABC seriam obrigatórios em todo os veículos a partir de 1º de janeiro de 2015, substituindo o do tipo BC. A norma, contudo, estava valendo para veículos zero-km desde novembro de 2009.
No dia 5 de janeiro, pela falta de extintores no mercado para substituição, o governo divulgou uma nova nota, que adiou a exigência para março. Em 25 de março, uma nova prorrogação ocorreu, levando a obrigatoriedade para julho. Antes da data – em junho – houve nova postergação do uso para outubro, período em que a nova decisão foi tomada.
BÔNUS: Veja quais foram os principais lançamentos no Salão de Frankfurt de 2015
Salão de Frankfurt 2015
Jornalistas e convidados acompanham os lançamentos das marcas durante a 66ª edição do Salão de Frankfurt
Salão de Frankfurt 2015
Vista do estande da montadora alemã Audi durante a edição 2015 do Salão do Automóvel da Alemanha
BMW X1
A BMW apresentou a nova geração do X1, que será produzido na planta da marca do Brasil no primeiro trimestre do ano que vem
Susto
Novo CEO da BMW, Harald Krueger, desmaia durante a apresentação dos novos veículos da marca durante o primeiro dia de coletivas do Salão de Frankfurt, na Alemanha
Audi S4
O S4 traz um novo motor V6 3.0 biturbo que desenvolve 354 cv e 50,9 mkgf. O câmbio é automático de oito marchas e a tração integral. Com esse conjunto, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente
Audi e-tron quattro concept
Utilitário será equipado com três motores elétricos: um aciona o eixo dianteiro, enquanto os outros dois estão posicionados no eixo traseiro. A potência será de 435 cv, mas o motorista pode acionar um boost que o faz chegar aos 503 cv
Audi e-tron quattro concept
O CEO da Audi, Rupert Stadler, e o engenheiro de projeto, Ulrich Hackenberg, apresentam o primeiro utilitário elétrico da marca
Audi e-tron quattro concept
Utilitário chamado de e-tron quattro concept tem três motores elétricos que geram 503 cv
Audi e-tron quattro concept
Utilitário chamado de e-tron quattro concept tem três motores elétricos que geram 503 cv
Audi e-tron quattro concept
Utilitário elétrico de luxo da marca alemã chegará ao mercado em 2018
Borgward BX7
BX7 tem motor turbo de 224 cv foi criado em parceria com chinesa Foton e retoma atividades após 54 anos
Mercedes-Benz IAA Concept Car
A Mercedes apresentou o conceito que muda a carroceria de acordo com a velocidade; conjunto híbrido tem 274 cv
Mercedes-Benz IAA Concept Car
A Mercedes apresentou o conceito que muda a carroceria de acordo com a velocidade; conjunto híbrido tem 274 cv
Mercedes-Benz IAA Concept Car
Um visitante é fotografado próximo do conceito futurista da Mercedes, que chama a atenção pela ausência da coluna "B" e tem portas que abrem para o sentido contrário
Mercedes-Benz IAA Concept Car
Conceito tem carroceria móvel. Com o aumento de velocidade, ela pode tomar formas mais aerodinâmicas, e até a bitola das rodas pode se alterar
Renault Megane
Quarta geração do modelo médio é apresentada pelo CEO da Renault, Carlos Ghosn, durante o Salão de Frankfurt 2015
Renault Megane
OCEO da Renault, Carlos Ghosn, mostra aos jornalistas a nova geração do Renault Megane
Novo Opel Astra
A CEO da General Motors, Mary Barra, e o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, apresentam a nova geração do Opel Astra
Novo Opel Astra
A nova geração do Astra é a estrela do estande da Opel durante o Salão de Frankfurt
Novo Opel Astra
Nova geração do Astra apareceu também na versão Sports Tourer durante o Salão de Frankfurt
Volkswagen Tiguan
Desenvolvido sobre mesma plataforma do Golf, utilitário-esportivo está 50 quilos mais leve e mais tecnológico
Volkswagen Tiguan GTE Hybrid
Além do Tiguan de produção, a Volkswagen apresentou o conceito Tiguan GTE Hybrid durante o Salão de Frankfurt
Volkswagen Tiguan GTE Hybrid
Além do Tiguan de produção, a Volkswagen apresentou o conceito Tiguan GTE Hybrid durante o Salão de Frankfurt
Mercedes-Benz IAA Concept Car
A Mercedes-Benz apresentou um conceito denominado IAA, iniciais de automóvel aerodinâmico individual, na sigla em inglês. O ponto alto do conceito é a capacidade de transformação, de acordo com o momento
Lamborghini Huracán Spyder
A versão conversível do Huracán foi a estrela da Lamborghini durante o Salão de Frankfurt 2015
Lamborghini Huracán Spyder
A versão conversível do Huracán foi a estrela da Lamborghini durante o Salão de Frankfurt 2015
Ferrari 488 GTB Spider
O esportivo com teto rígido retrátil de vidro tem motor central-traseiro 3.9 V8 biturbo de 670 cv e torque máximo de 77,5 mkgf; a marca de 0 a 100 km/h é cumprida em três segundos
Ferrari 488 GTB Spider
O esportivo com teto rígido retrátil de vidro tem motor central-traseiro 3.9 V8 biturbo de 670 cv e torque máximo de 77,5 mkgf; a marca de 0 a 100 km/h é cumprida em três segundos
Ferrari 488 GTB Spider
O esportivo com teto rígido retrátil de vidro tem motor central-traseiro 3.9 V8 biturbo de 670 cv e torque máximo de 77,5 mkgf; a marca de 0 a 100 km/h é cumprida em três segundos
Ferrari 488 GTB Spider
O esportivo com teto rígido retrátil de vidro tem motor central-traseiro 3.9 V8 biturbo de 670 cv e torque máximo de 77,5 mkgf; a marca de 0 a 100 km/h é cumprida em três segundos
Toyota Prius
A nova geração do híbrido plug-in Prius é revelada pela Toyota durante o salão automotivo
Toyota Prius
Redesenhada, quarta geração do Prius tem mesmo conjunto com motor 1.8 de 99 cv associado a propulsor elétrico de 82 cv, agora retrabalhado para ser mais eficiente. Entre as novidades do híbrido estão alerta de colisão, sistema de mudança involuntária de faixa e controlador eletrônico de velocidade adaptativo
Toyota Prius
Redesenhada, quarta geração do Prius tem mesmo conjunto com motor 1.8 de 99 cv associado a propulsor elétrico de 82 cv, agora retrabalhado para ser mais eficiente. Entre as novidades do híbrido estão alerta de colisão, sistema de mudança involuntária de faixa e controlador eletrônico de velocidade adaptativo
Mini Clubman
Segunda geração do Clubman manteve algumas características do primeiro modelo, como a tampa dupla do porta-malas, mas a novidade são quatro portas convencionais
Porsche Mission E Concept
Conceito tem 600 cv de potência e promete 500 km de autonomia para brigar com Tesla Model S
Porsche 911 Carrera S
Reestilizado, superesportivo está mais potente e mais rápido: atinge os 420 cv graças às alterações no turbo e no sistema de escape. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 308 km/h
Porsche 911 Carrera S
Reestilizado, superesportivo está mais potente e mais rápido: atinge os 420 cv graças às alterações no turbo e no sistema de escape. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 308 km/h
Jaguar F-Pace
Apresentado no Salão de Frankfurt, primeiro utilitário da marca inglesa chega ao Brasil em meados de 2016