Corsa de volta no Brasil? Entenda

Modelo de sucesso no País, Corsa ainda está à venda na América Latina

Volta e meia é possível achar notícias que indicam a volta de grandes sucessos nacionais, como Monza, Santana e Opala. Pois um dos modelos que gera essa dúvida é o Corsa, hatch que recentemente completou 30 anos por aqui.

Projeto original da alemã Opel, o Corsa foi vendido no Brasil pela Chevrolet entre 1994 e 2017, quando saiu de linha o sedã Classic. Aqui, o compacto teve carreira longeva e independente.

Contudo, mesmo que a Opel tenha responsabilidade por sucessos da chamada “Era de Ouro da Chevrolet” no Brasil, que vão desde modelos como Monza, Kadett, Astra, Omega, e Vectra, por exemplo, ela não mais pertence à GM. A marca acabou comprada em 2017 pelo então grupo PSA, donos de Peugeot e Citroën, bem como também a inglesa Vauxhall. Anos depois, a Stellantis absorveu todas elas, tornando-as parte do mesmo grande grupo.

Ainda em 2017, a marca retornou à América Latina. Países como Chile, Uruguai, Equador e Colômbia tem acesso ao inventário da Opel, composto por modelos como o próprio Corsa, o crossover Crossland, os SUVs Mokka e Greenland, e as vans Combo e Vivaro.

Entretanto, países como Brasil e Argentina permanecem de fora dos mercados da marca neste continente. Para o mercado latino-americano, o hatch tem motor 1.2 (aspirado ou turbo) a gasolina de até 130 cv e câmbio automático. Ou 100 cv com câmbio manual, ambos com 6 marchas.

Além disso, o hatch utiliza a mesma plataforma CMP, vinha do Peugeot 208. Atualmente, só a Colômbia não oferece o modelo. Na Europa, o hatch foi atualizado e tem até versão elétrica.

Por fim, é seguro dizer que, a fim de não canibalizar vendas com seu irmão de plataforma (Peugeot 208), o Opel Corsa continuará de fora do mercado brasileiro.