O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) anunciou nesta quinta-feira, 17, que o uso de extintor de incêndio em veículos de passeio passa a ser optativo no Brasil. A decisão foi tomada com base em uma série fatores, mas o que mais pesou foi que os fabricantes de extintores disseram que seria necessário de 3 a 4 anos para atender a demanda pelo dispositivo do tipo ABC.
Após reunião com os fabricantes automotivos, o Departamento Nacional de Trânsito também informou que uma série de evoluções nos últimos anos resultaram em maior segurança contra incêndios, entre eles o corte automático de combustível em caso de colisão, o posicionamento do tanque fora do habitáculo e a capacidade de combustão dos materiais utilizados.
Todavia, para veículos de transporte comercial de passageiros, como ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-tratores e também para o transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos, o uso do dispositivo continua obrigatório. Em caso de extintor fora da validade ou sem, o motorista será punido com cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69.
Entenda o caso do extintor. Em 15 de dezembro de 2014, o Contran divulgou uma nota dizendo que os novos extintores do tipo ABC seriam obrigatórios em todo os veículos a partir de 1º de janeiro de 2015, substituindo o do tipo BC. A norma, contudo, estava valendo para veículos zero-km desde novembro de 2009.
No dia 5 de janeiro, pela falta de extintores no mercado para substituição, o governo divulgou uma nova nota, que adiou a exigência para março. Em 25 de março, uma nova prorrogação ocorreu, levando a obrigatoriedade para julho. Antes da data – em junho – houve nova postergação do uso para outubro, período em que a nova decisão foi tomada.
BÔNUS: Veja quais foram os principais lançamentos no Salão de Frankfurt de 2015
1/38
Salão de Frankfurt 2015
Jornalistas e convidados acompanham os lançamentos das marcas durante a 66ª edição do Salão de Frankfurt
2/38
Salão de Frankfurt 2015
Vista do estande da montadora alemã Audi durante a edição 2015 do Salão do Automóvel da Alemanha
3/38
BMW X1
A BMW apresentou a nova geração do X1, que será produzido na planta da marca do Brasil no primeiro trimestre do ano que vem
4/38
Susto
Novo CEO da BMW, Harald Krueger, desmaia durante a apresentação dos novos veículos da marca durante o primeiro dia de coletivas do Salão de Frankfurt, na Alemanha
5/38
Audi S4
O S4 traz um novo motor V6 3.0 biturbo que desenvolve 354 cv e 50,9 mkgf. O câmbio é automático de oito marchas e a tração integral. Com esse conjunto, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente
6/38
Audi e-tron quattro concept
Utilitário será equipado com três motores elétricos: um aciona o eixo dianteiro, enquanto os outros dois estão posicionados no eixo traseiro. A potência será de 435 cv, mas o motorista pode acionar um boost que o faz chegar aos 503 cv
7/38
Audi e-tron quattro concept
O CEO da Audi, Rupert Stadler, e o engenheiro de projeto, Ulrich Hackenberg, apresentam o primeiro utilitário elétrico da marca
8/38
Audi e-tron quattro concept
Utilitário chamado de e-tron quattro concept tem três motores elétricos que geram 503 cv
9/38
Audi e-tron quattro concept
Utilitário chamado de e-tron quattro concept tem três motores elétricos que geram 503 cv
10/38
Audi e-tron quattro concept
Utilitário elétrico de luxo da marca alemã chegará ao mercado em 2018
11/38
Borgward BX7
BX7 tem motor turbo de 224 cv foi criado em parceria com chinesa Foton e retoma atividades após 54 anos
12/38
Mercedes-Benz IAA Concept Car
A Mercedes apresentou o conceito que muda a carroceria de acordo com a velocidade; conjunto híbrido tem 274 cv
13/38
Mercedes-Benz IAA Concept Car
A Mercedes apresentou o conceito que muda a carroceria de acordo com a velocidade; conjunto híbrido tem 274 cv
14/38
Mercedes-Benz IAA Concept Car
Um visitante é fotografado próximo do conceito futurista da Mercedes, que chama a atenção pela ausência da coluna "B" e tem portas que abrem para o sentido contrário
15/38
Mercedes-Benz IAA Concept Car
Conceito tem carroceria móvel. Com o aumento de velocidade, ela pode tomar formas mais aerodinâmicas, e até a bitola das rodas pode se alterar
16/38
Renault Megane
Quarta geração do modelo médio é apresentada pelo CEO da Renault, Carlos Ghosn, durante o Salão de Frankfurt 2015
17/38
Renault Megane
OCEO da Renault, Carlos Ghosn, mostra aos jornalistas a nova geração do Renault Megane
18/38
Novo Opel Astra
A CEO da General Motors, Mary Barra, e o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, apresentam a nova geração do Opel Astra
19/38
Novo Opel Astra
A nova geração do Astra é a estrela do estande da Opel durante o Salão de Frankfurt
20/38
Novo Opel Astra
Nova geração do Astra apareceu também na versão Sports Tourer durante o Salão de Frankfurt
21/38
Volkswagen Tiguan
Desenvolvido sobre mesma plataforma do Golf, utilitário-esportivo está 50 quilos mais leve e mais tecnológico
22/38
Volkswagen Tiguan GTE Hybrid
Além do Tiguan de produção, a Volkswagen apresentou o conceito Tiguan GTE Hybrid durante o Salão de Frankfurt
23/38
Volkswagen Tiguan GTE Hybrid
Além do Tiguan de produção, a Volkswagen apresentou o conceito Tiguan GTE Hybrid durante o Salão de Frankfurt
24/38
Mercedes-Benz IAA Concept Car
A Mercedes-Benz apresentou um conceito denominado IAA, iniciais de automóvel aerodinâmico individual, na sigla em inglês. O ponto alto do conceito é a capacidade de transformação, de acordo com o momento
25/38
Lamborghini Huracán Spyder
A versão conversível do Huracán foi a estrela da Lamborghini durante o Salão de Frankfurt 2015
26/38
Lamborghini Huracán Spyder
A versão conversível do Huracán foi a estrela da Lamborghini durante o Salão de Frankfurt 2015
27/38
Ferrari 488 GTB Spider
O esportivo com teto rígido retrátil de vidro tem motor central-traseiro 3.9 V8 biturbo de 670 cv e torque máximo de 77,5 mkgf; a marca de 0 a 100 km/h é cumprida em três segundos
28/38
Ferrari 488 GTB Spider
O esportivo com teto rígido retrátil de vidro tem motor central-traseiro 3.9 V8 biturbo de 670 cv e torque máximo de 77,5 mkgf; a marca de 0 a 100 km/h é cumprida em três segundos
29/38
Ferrari 488 GTB Spider
O esportivo com teto rígido retrátil de vidro tem motor central-traseiro 3.9 V8 biturbo de 670 cv e torque máximo de 77,5 mkgf; a marca de 0 a 100 km/h é cumprida em três segundos
30/38
Ferrari 488 GTB Spider
O esportivo com teto rígido retrátil de vidro tem motor central-traseiro 3.9 V8 biturbo de 670 cv e torque máximo de 77,5 mkgf; a marca de 0 a 100 km/h é cumprida em três segundos
31/38
Toyota Prius
A nova geração do híbrido plug-in Prius é revelada pela Toyota durante o salão automotivo
32/38
Toyota Prius
Redesenhada, quarta geração do Prius tem mesmo conjunto com motor 1.8 de 99 cv associado a propulsor elétrico de 82 cv, agora retrabalhado para ser mais eficiente. Entre as novidades do híbrido estão alerta de colisão, sistema de mudança involuntária de faixa e controlador eletrônico de velocidade adaptativo
33/38
Toyota Prius
Redesenhada, quarta geração do Prius tem mesmo conjunto com motor 1.8 de 99 cv associado a propulsor elétrico de 82 cv, agora retrabalhado para ser mais eficiente. Entre as novidades do híbrido estão alerta de colisão, sistema de mudança involuntária de faixa e controlador eletrônico de velocidade adaptativo
34/38
Mini Clubman
Segunda geração do Clubman manteve algumas características do primeiro modelo, como a tampa dupla do porta-malas, mas a novidade são quatro portas convencionais
35/38
Porsche Mission E Concept
Conceito tem 600 cv de potência e promete 500 km de autonomia para brigar com Tesla Model S
36/38
Porsche 911 Carrera S
Reestilizado, superesportivo está mais potente e mais rápido: atinge os 420 cv graças às alterações no turbo e no sistema de escape. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 308 km/h
37/38
Porsche 911 Carrera S
Reestilizado, superesportivo está mais potente e mais rápido: atinge os 420 cv graças às alterações no turbo e no sistema de escape. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 308 km/h
38/38
Jaguar F-Pace
Apresentado no Salão de Frankfurt, primeiro utilitário da marca inglesa chega ao Brasil em meados de 2016