A BMW do Brasil está convocando os proprietários dos modelos X5 e X6 por um recall do air bag. As unidades envolvidas são das versões X5 xDrive30d, X5 xDrive30i, X5 xDrive48i, X6 xDrive35i e X6 xDrive50i. Elas foram produzidas entre 1/11/06 e 20/12/08.
Segundo o comunicado da BMW, o componente pode apresentar falha em decorrência de contato prolongado do gerador de gás do air bag com umidade. Esse é o mesmo defeito que atingiu outras milhares de peças produzidas pela Takata.
Com isso, no caso de acionamento do sistema, a pressão interna pode aumentar, com consequente rompimento da bolsa e projeção de peças de metal contra os ocupantes. Há riscos de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Para outras informações e agendamento, a BMW do Brasil coloca à disposição dos clientes o telefone 0800 019 7097 e o site da marca. Confira abaixo a numeração dos chassis envolvidos:
15 carros com consumo de combustível muito alto:
Entenda o caso dos air bags da Takata
O defeito no insuflador dos air bags da Takata teve as primeiras notícias divulgadas em 2014. Desde então, já atingiu 80 milhões de carros e 100 milhões de deflagradores das bolsas, no Brasil e no mundo.
Cerca de 30 montadoras têm carros com air bags da Takata. Entre elas, estão as também japonesas Honda e Toyota.
O deflagrador do air bag é uma peça responsável por inflar a bolsa na hora de um impacto. Ela fica envolvida por um revestimento metálico. Em caso de colisão, a peça metálica se desfaz, enchendo a bolsa em milissegundos.
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No caso dos air bags defeituosos da Takata, fragmentos metálicos do deflagrador podem ser lançados na direção dos ocupantes dos bancos dianteiros, causando ferimentos.
Apesar de o caso só ter se tornado público em 2014, envolve carros posteriores a esta data. Há registro de problema em um Honda Accord em 2004.