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Porsche Cayenne pode ganhar versão elétrica
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Porsche Cayenne pode ganhar versão elétrica

Porsche não descarta versão elétrica do SUV Cayenne como uma opção extra na linha

Redação

23 de mar, 2019 · 3 minutos de leitura.

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cayenne
PORSCHE CAYENNE PODE SE TORNAR ELÉTRICO
Crédito:

A Porsche está focada em oferecer uma ampla gama de veículos elétricos. Depois de anunciar o Taycan e confirmar que o próximo Macan também será 100% elétrico, a marca não descarta uma opção “verde” para o Cayenne.

Segundo a publicação AutoExpress, o projeto por uma versão elétrica do seu maior SUV está na mesa da direção e as chances são favoráveis. “A decisão ainda não foi tomada. Mas claro, estamos discutindo o futuro de todos os modelos, porque muitos mercados estão pedindo por carros elétricos”, disse um porta-voz da companhia a AE.

Para não perder espaço, vendas e dinheiro em mercados que ainda não estão completamente prontos para a eletrificação, o Cayenne elétrico conviveria com o modelo a combustão por um tempo.

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Porsches elétricos a partir deste ano

A gama de elétricos da Porsche começará a ser apresentada este ano. O Taycan, um modelo que surgiu para ser elétrico, será apresentado em setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha.

Ele utilizará dois motores elétricos capazes de fornecer 600 cv. Segundo a Porsche, ele será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atingir os 200 km/h de velocidade máxima. Depois a marca vai apresentar sua versão perua “aventureira”, o Taycan Cross Turismo. A mecânica deve ser a mesma.

O Macan será o terceiro modelo. Ele será desenvolvido sobre uma plataforma para SUVs elétricos premium que a marca está criando em parceria com a Audi, a PPE. A produção dos três modelos será em Leipzig, na Alemanha. Lá também são produzidos Panamera e Cayenne, o que facilitaria a versão elétrica do SUV maior.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.