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Porsche faz recall de Cayman, Boxster, Panamera e Cayenne
Recall

Porsche faz recall de Cayman, Boxster, Panamera e Cayenne

Os quatro modelos da Porsche, Cayman, Boxster, Panamera e Cayenne têm cinco convocações de recall no Brasil

Redação

03 de mai, 2019 · 4 minutos de leitura.

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panamera
PORSCHE CAYENNE É APENAS UM DOS MODELOS ENVOLVIDOS
Crédito:PORSCHE/DIVULGAÇÃO

A Porsche do Brasil convoca os proprietários de quatro modelos, Cayman, Boxster, Panamera e Cayenne. Mas são cinco convocações, já que o Cayman está envolvido em dois deles.

O primeiro, envolvendo o Cayman, é relacionado a um sensor dos air bags laterais. Segundo a Porsche, há risco dos sensores estarem soltos no chassi. Com isso, existe o risco de reduzir a capacidade de proteção dos air bags em caso de abertura. A marca alerta para, em caso de colisões, o risco de lesões ou morte.

O segundo recall, envolvendo o 718 Boxster e o 718 Cayman, é para a instalação de rebites cegos adicionais. É para fixar uma barra transversal do porta-malas. Há risco de incêndio com colisões e vazamento, com possibilidade de lesão ou morte.

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O terceiro, com o Panamera e o Cayenne, é para verificação do comando do Gateway. Há a possibilidade de que uma das placas do sistema tenha sido soldada incorretamente. Como medida preventiva, o componente será substituído.

Entre as razões, estão a possibilidade de surgirem mensagens de erro no painel do veículo, falha em funções de conforto, como a assistência na direção, ar-condicionado, multimídia, entre outros. Há ainda o risco de colocar o motor para operar em modo de emergência.

Todos os serviços são gratuitos. Para o primeiro recall o atendimento é imediato. O segundo tem início em 3 de junho de 2019, e o terceiro a partir de 10 de maio de 2019. Para outras informações e agendamento, a Porsche coloca à disposição o e-mail infobrasil@porsche.com.br


PORSCHE/DIVULGAÇÃO

Confira abaixo a numeração de chassi dos modelos envolvidos em cada recall:

Cayman – Cayman 911 (991) e 718 (982), ano-modelo 2018-2019, com data de fabricação de 23/10/2017 a 16/05/2018, chassis: WP0AB2981JS278088; WP0AB2992JS122361; WP0AB2995JS122354; WP0AD299XJS156123; WP0BB2991JS134148; WP0BB2995JS134136; WP0BB2996JS134131; WP0CA2980JS211638.


Cayman e Boxster – 718 Boxter (982) e 718 Cayman (982), anos 2017 – 2019, chassis iniciais WP0AA29, WPOAB29, WP0CA29. WP0CB29 e WP0CB2A

Panamera e Cayenne – Panamera (971) e Cayenne (9YA), ano/modelo 2018 – 2019, com data de fabricação de 17/08/2018 a 13/10/2018, com números chassis inciais WP0AE29, WP0AF29, WP0CE29 e WP1AA29.


PORSCHE/DIVULGAÇÃO
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.