No segmento de carros de luxo no Brasil, ele não tem o mesmo apelo de BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. No entanto, o Audi A4 é o modelo mais vendido da marca alemã.
Sucessor do icônico A80, o A4 acaba de celebrar 25 anos de fabricação. O primeiro exemplar saiu da linha de montagem de Ingolstadt, sede da Audi, na Alemanha, em maio de 1994.
Desde então, já foram vendidos 7,5 milhões de Audi A4 em todo mundo. Atualmente, a cada cinco modelos da marca entregues, pelo menos um é da família A4.
No ano passado, foram vendidos no mundo 345 mil exemplares do Audi A4, que está em sua quinta geração.
O início do Audi A4
A primeira geração do A4 era baseada no conceito Avus. Além disso, esse foi o primeiro a adotar a nova nomenclatura da montadora (a letra “A” mas o nome da família; quanto maior o número, maior o carro “A”).
Posteriormente, os SUVs começaram a usar “Q”, mantendo o número para identificar a família. Além disso, surgiu o superesportivo R8.
Voltando ao Audi A4, a primeira geração se destacava pelas linhas arredondadas e pelo motor 1.8 que foi usado no A3 e no Golf nacionais. Desde o primeiro modelo, o carro tem carroceira perua, que chegou um pouco depois do sedã.
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Em 1998, veio a primeira reestilização, as versões esportivas S4 e a RS4 Avant. Como pode, então, a perua S4 Avant do Ayrton Senna ter vindo ao Brasil em 1994, os mais observadores podem perguntar.
A S4 Avant do Senna era baseada no Audi 100, e foi feita de 1991 a 1994 Só em 1998 que os esportivos do A4 passaram a ser S4.
Mais gerações
A segunda geração foi lançada em 2001. Marcava a estreia do câmbio CVT na linha, e do motor V8 de quase 380 cv no S4.
Em 2004, chegava a terceira geração, com plataforma B7. Foi nessa “encarnação” que surgiu a perua Allroad. Já em 2008 veio a base B8, da quarta geração, e a estreia do cupê A5. O modelo atual foi lançado mundialmente em 2015 e chegou ao Brasil em 2016.
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